Com o uso de determinadas expressões, o emissor visa manter contato com o destinatário, prolongando a conversa e certificando-se de que o canal está aberto.
A função fática verifica a eficiência do canal e cria uma espécie de solidariedade entre os falantes, estabelecendo e mantendo o funcionamento dos vínculos sociais.
A função fática da linguagem está presente nas conversas ao telefone, nos cumprimentos, nas conversas de elevador e em outras situações. Quando, no decorrer de uma conversa, nós emitimos sons como “hum-hum”, por exemplo, esta função está presente.
Esta função da linguagem é utilizada para testar o canal e também ocorre quando o emissor quer iniciar uma comunicação. Ou seja, quando você cumprimenta alguém (“Olá! Como vai?”), você está mantendo contato com um interlocutor em potencial.
Outro exemplo em que ocorre a função fática é quando, em algumas conversas, nós utilizamos expressões como “Você concorda? Não acha?”, que visam prolongar o contato com o seu receptor.
As conversas telefônicas, por exemplo, também costumam ser pontuadas por expressões como “Está me ouvindo?” em que se testa o canal (no caso, a linha telefônica).