Não raro, os pais dos estudantes listam as características que desejam em uma escola e analisam como elas poderão contribuir, de fato, para a construção do aprendizado da criança.
De acordo com Lambert, a família deve avaliar não apenas a existência de uma proposta pedagógica bem estruturada, mas também as atividades extracurriculares oferecidas no ambiente escolar. Lambert destaca o ensino de idiomas como um forte diferencial no momento da escolha.
No caso do Colégio Poliedro, o aluno tem aulas regulares de inglês, além da opção de estudar uma segunda língua, como alemão ou francês. Ao final de cada estágio de todos os cursos, os alunos fazem provas de proficiência para verificar o aprendizado.
Ainda segundo o coordenador, para que os pais façam a escolha correta, devem pensar na escola como mais que um espaço de preparação para o vestibular: o ambiente escolar deve ser considerado como um local que estimule a formação humana e cultural.
Ele ainda aponta que os fatores fundamentais que devem ser avaliados incluem a proposta pedagógica, a infraestrutura oferecida pelo colégio, o uso de plataformas e recursos tecnológicos em sala de aula, além de serviços e programas extras ou complementares.
No entanto, os principais critérios mudam significativamente para a escolha da escola ideal no Ensino Médio. Trata-se de um momento de começar a pensar na preparação para o vestibular e, assim, o colégio precisa preparar o estudante para ter um bom desempenho nos exames do país.