A origem da celebração do Dia de Ação de Graças

Se você gosta de assistir aos seriados estadunidenses, já sabe que certamente terá um episódio dedicado à comemoração do “Dia de Ação de Graças”, geralmente com uma família reunida ao redor da mesa para aproveitar uma bela ceia e agradecer a Deus pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos e Canadá. Trata-se de um dos feriados mais importantes desses países, juntamente com o Natal e Réveillon.

Origem do Dia de Ação de Graças

A origem do importante e tradicional feriado celebrado nos Estados Unidos remete ao início de tudo, quando o país ainda era uma colônia. Originalmente, o dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, quando os colonos da região da Nova Inglaterra realizavam festivais cristãos para agradecer as boas colheitas realizadas durante o ano.

A origem da celebração do Dia de Ação de Graças

Foto: depositphotos

O primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. Após o prejuízo das colheitas devido ao rigoroso inverno, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão seguinte, em 1621. Para celebrar a ocasião, o governador da vila resolveu organizar uma festa no outono de 1621. A partir desse ano, em cada outono era organizada uma festa de gratidão a Deus para agradecer as boas colheitas.

Em 1863, o então presidente Abraham Lincoln declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria conhecida como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Atualmente, o Dia de Ação de Graças ainda é comemorado no mês de novembro, sendo reservado para a última quinta-feira do mês.

Curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças é, para os Estados Unidos, como o Natal é para o restante do mundo. Tanto nos Estados Unidos como no Canadá, a data é usada para reunir a família e amigos em grandes jantares, com o tradicional peru, além de dedicar o tempo para pensamentos religiosos, orações e missas.

Este importante feriado também é muito conhecido pelos grandes desfiles, sendo que o mais conhecido é o da Macy’s em Nova York, onde participam figuras midiáticas e personagens do mundo infantil, como Mickey Mouse, Homem-Aranha, entre outros. A realização de jogos de futebol americano também marca a data.

A data também é importante para o comércio, pois, na sexta-feira seguinte, ocorre a tradicional Black Friday, dia em que várias lojas fazem promoções surpreendentes, como uma grande queima de estoque.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.