A origem do EMA, maior premiação da música

O Europe Music Awards (EMA) é um prêmio criado pelo canal Music Television (MTV) europeia, em 1994, que acontece anualmente no mês de novembro. A premiação homenageia e premia os artistas, músicas e videoclipes que mais se destacaram e tiveram um maior desempenho nos votos populares.

No começo, a ideia do EMA era desbancar a premiação Video Music Awards (VMA), criado pela MTV americana, em 1984.

A premiação europeia possui algumas diferenças da americana. O foco principal do EMA são os artistas mais voltados para o estilo idie, rock alternativo e pop, estilo que faz mais sucesso na Europa. Já o VMA possui um público mais para os ritmos de hip hop, R&B e também pop.

a-origem-do-ema-maior-premiacao-da-musica

Foto: depositphotos

Com mais de 20 edições lançadas, o EMA é considerado o segundo prêmio mais importante do canal, perdendo apenas para o VMA. O evento europeu é transmitido por praticamente todas as emissoras de MTV pelo mundo. A premiação acontece anualmente em lugares diferentes espalhados pela Europa. Até o momento, a Alemanha foi o lugar que mais sediou o EMA.

A edição do EMA que mais teve audiência aconteceu sob o comando da cantora Christina Aguilera, em 2003, com mais de 9 milhões de telespectadores.

Na última edição do festival (2016) a cantora Lady Gaga venceu as categorias de Melhor Visual e Melhor Artista Feminina, tornando-se a mulher mais premiada do EMA, acumulando 10 no total, desbancando a cantora Britney Spears.

Até o momento, a pessoa que mais possui estatuetas do EMA é cantor americano Justin Bieber, possuindo um total de 23 prêmios, seguido pelo rapper Eminem, com 19 vitórias.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.