Artes

A origem do Emmy Award, maior premiação da televisão

O Emmy Award está para os programas e profissionais da televisão, assim como o Oscar está para o cinema ou o Grammy para a música. Trata-se de um evento que premia os melhores da televisão norte-americana e também de outros países. São oito principais premiações e ocorrem ao longo do ano, divididas em cerimônias diferentes.

Mas, apesar da fama que o prêmio possui no mundo todo, poucos sabem a história que existe por trás deste evento que mobiliza imprensa, produtores e trabalhos de audiovisual.

História do Emmy

O Hollywood Athletic Club foi o primeiro palco da cerimônia do Emmy Award, em 25 de janeiro de 1949. A cerimônia surgiu através da Academia de Artes & Ciências Televisivas, organização composta por membros que são líderes de mídia e entretenimento em mais de 60 países. De acordo com o site oficial, são “500 empresas de todos os setores da televisão, incluindo internet, móveis e tecnologia.”

A origem do Emmy Award, maior premiação da televisão

Foto: depositphotos

Em 1950, ocorreu o primeiro avanço da premiação, pois a primeira edição estava centralizada em reconhecer as obras da região de Los Angeles, mas a partir da segunda cerimônia o prêmio expandiu para programas transmitidos em todo país. Já as premiações internacionais, isto é, que englobam programas do mundo todo, só foram criadas em 1970.

Premiações

Entre os prêmios que existem, oito merecem mais destaque devido a importância e historicidade. São eles:

Estatueta do Emmy

Quem vence o Emmy Award leva para casa não só reconhecimento pelo trabalho feito, mas também uma estatueta simbolizando o prêmio. A obra do engenheiro Louis McManus e que serve como premiação nesta cerimônia é uma feminização da palavra “immy”, apelido dado aos tubos encontrados nos primeiros televisores da história. Assim, surge o termo Emmy.

Trata-se de uma uma mulher segurando um átomo, que representa a televisão. A peça ainda possui asas, dando a entender que a mulher, na verdade, é a musa da arte.