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O estabelecimento de normas a serem utilizadas nos trabalhos acadêmicos brasileiros busca a padronização, com a instituição de uma linguagem uniforme. As normas estabelecidas para os trabalhos acadêmicos incluem as seguintes:
- NBR 14724 – Define as normas para a elaboração de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, incluindo os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais;
- NBR 6022 – Contém as informações para artigos em publicações periódicas científicas impressas;
- NBR 15287 – Fornece informações e documentações sobre a elaboração de projetos de pesquisa;
- NBR 6023 – Contém os critérios relacionados às referências e convenções a respeito da transcrição e informações retiradas de documentos ou outras fontes, como periódicos, jornais, sites da internet, anais de eventos etc.;
- NBR 10520 – Fornece as informações sobre as citações em documentos;
- NBR 6028 – Quesitos para apresentação de resumos e redações;
- NBR 6027 – Indica os itens para apresentação de sumário;
- NBR 6024 – Contém as informações sobre o sistema de numeração progressiva (títulos, subtítulos etc.).
Termos mais encontrados nas normas da ABNT
Todas as normas da ABNT podem ser consultadas em bibliotecas ou no próprio site [1] da Associação. Confira a seguir quais são os termos mais encontrados nas normas:
- Anexo – Os anexos são elementos opcionais, sendo apenas incluídos caso o autor do trabalho ache necessário. Difere-se do apêndice por ser um material não elaborado pelo autor.
- Anverso da folha de rosto – “Parte da frente” da folha de rosto.
- Apêndice – Elemento opcional elaborado pelo próprio autor do trabalho, servindo de complemento.
- Capa – Elemento obrigatório que deve apresentar as informações indispensáveis para a identificação do trabalho.
- Citação – Menção feita no trabalho, porém elaborada por outro autor, tendo sido extraída de outra fonte.
- Epígrafe – Normalmente é encontrada nas primeiras páginas de um trabalho. Trata-se de uma citação que tenha relação com trabalho e que o autor ache interessante.
- Errata – Lista com folhas e linhas que apresentaram erro no trabalho, com a apresentação das devidas correções.
- Folha de rosto – Consta os elementos essenciais para a identificação do trabalho.
- Referências – Elemento obrigatório em todos os trabalhos. Trata-se de uma lista de fontes consultadas e utilizadas durante o desenvolvimento do trabalho.
- Resumo – Apresentação rápida e exposta de maneira clara sobre os pontos importantes que serão discutidos no trabalho.
*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas)