Biologia

Absorção

Quando falamos sobre absorção, temos a ideia de filtrar, assimilar ou mesmo de penetração. Por exemplo, quando um aluno entende um assunto ministrado pelo professor em sala de aula, quer dizer que ele absolveu o ensinamento passado pelo mestre. Se levarmos este termo para a biologia ou química, teremos o mesmo sentido aplicado em produtos e outros seres como forma de procedimento.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre o sentido deste processo em estudos biológicos e químicos, levando em consideração seus exemplos e especificidades.

Absorção na biologia

A planta se alimenta através da fotossíntese, processo pela qual a luz, o gás carbônico e os sais minerais retirados da terra são transformados em energia e em oxigênio. Para que este procedimento ocorra, a planta necessita absolver os elementos já citados e depois metabolizá-los. Entretanto, existe uma permeabilidade nas membranas que podem impedir a entrada de substâncias, o que não quer dizer que estas não entrem no organismo das plantas através de outros mecanismos. Na biologia, existem dois tipos de de absorção:

Absorção

Imagem: Reprodução/ internet

*Observação: Pr = pressão máxima na raiz ; πs = potencial osmótico da solução no solo ; πr = potencial osmótico da solução na raiz.

Absorção na química

Nos processos químicos, a absorção se refere aos átomos, moléculas e íons. Estes, por sua vez, se introduzem em outras fases e acabam se fixando de diversas formas, ou seja, a substância absorvida acaba se infiltrando na que absorve. Desta forma, pode existir a fixação de um gás por um líquido ou um sólido, ou a fixação de um líquido por um sólido.

Por exemplo, o processo de absorção nas indústrias é feito na purificação de gases de combustão, na recuperação de solutos ou então na remoção de CO2 na fabricação de amônia, entre outros processos.