Química

Acidimetria

No campo da Química Analítica, uma das mais importantes técnicas é a volumetria, que tem por objetivo a determinação da concentração de uma solução pela reação química desta com uma segunda solução de concentração conhecida. Este método de análise quantitativa é também chamado de titulometria ou titrimetria e, entre os principais processos volumétricos estão a volumetria de neutralização, de precipitação, a complexometria e a oxirredução.

No que diz respeito à volumetria de neutralização, diferenciam-se a acidimetria e a alcalimetria. Neste artigo, abordaremos o processo de acidimetria.

O que é a acidimetria?

Acidimetria é a denominação dada a um conjunto de métodos volumétricos utilizados para medir a concentração de um ácido em uma determinada substância de concentração desconhecida, porém expressa em valores mais específicos, já que indicadores sinalizam se a sua natureza é ácida ou alcalino-básica.

O instrumento que avalia a acidez de determinada solução é chamado de acidímetro e o processo determina a concentração de um ácido através da reação deste com uma base conhecida.

A acidimetria é medida por um método denominado titulação e, por isso, trata-se de um método quantitativo (quantidade) de análise. Neste método quantitativo de análise, o valor desejado é determinado através da adição gradual de uma solução com concentração conhecida, sobre a solução analisada até que a reação prevista esteja completa. Durante o processo, a quantidade gasta da primeira solução vai sendo medida e, por meio de cálculos proporcionais, o valor pretendido é alcançado.

Acidimetria

Foto: Reprodução

A experimentação

Para a técnica experimental em acidimetria, são necessários os seguintes materiais: bureta, balão volumétrico de 100ml, erlenmeyer, suporte universal e os reagentes HCl concentrado, fenolftaleína (indicador) e hidróxido de sódio (NaOH). A seguir, confira a determinação volumétrica da concentração de uma solução ácida por meio da solução padrão de uma base: