Química

Ácidos

Os ácidos, segundo a teoria do químico sueco Svante Arrehenius, são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa (qualquer solução em que o solvente é a água). As denominadas bases são os análogos opostos aos ácidos.

Ácidos

Foto: Reprodução

Características dos ácidos

Força dos ácidos

De acordo com a teoria de Arrhenius, a classificação de força dos ácidos é determinada a partir da quantidade de íons liberados a cada quantidade estequiométrica de ácido molecular.

Exemplos de ácidos fortes: ácido hidroiodico – HI; ácido hidrobromico – HBr; ácido perclórico – HClO4; ácido clorídrico (HCl); ácido sulfúrico (H2SO4 – apenas a primeira dissociação); ácido p-tolueno-sulfonico (CH3C6H4SO3H – o ácido orgânico mais forte conhecido).

Ácidos orgânicos

Descobertos pelo químico sueco Carl Wihelm Scheele, os ácidos orgânicos compõem um grupo de substâncias de propriedades ácidas que apresentam átomos de carbono em sua fórmula.

Exemplos de ácidos orgânicos: ácido acético (vinagre), ácido tartárico (uva); ácido cítrico (laranja, limão, acerola); ácido fosfórico (utilização na fabricação de refrigerantes á base de cola), dentre outros.

Ácidos inorgânicos

Os ácidos inorgânicos são ácidos perigosos, que se forem ingeridos podem levar o indivíduo à morte.

Exemplos de ácidos inorgânicos: