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São várias as categorias de aeromodelismo:
- VCC ou U/Control – Trata-se do voo circular controlado. Nesta categoria, o aeromodelo e aeromodelista ficam ligados por meio de cabos (de 15 a 18 metros de comprimento);
- Radio controlado – Nesta categoria, o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências (FM, AM, PCM, sistema 2.4 GHz). Atualmente, esta é a categoria mais praticada de aeromodelismo, dividindo-se em três modalidades, diferenciadas pelo seu tipo de motor: motores a explosão (combustão interna), motores elétricos e planadores. Os aeromodelos com motores a explosão ou movidos a combustão interna podem atingir tamanhos acima dos 50% das proporções de um avião real; os aeromodelos com motores elétricos utilizam os recursos tecnológicos mais avançados e têm o potencial de atingir porte e peso menores. Os modelos elétricos permitem, ainda, um som mais reduzido e a elaboração de miniaturas multimotores (bimotores, trimotores, quadrimotores, entre outros). Estas características permitem aterrissagens mais vagarosas e voos em locais fechados ou amplamente abertos, como parques. Os planadores utilizam cabos tensionados por outros aeromodelos, cabos com elásticos e cabos puxados por motores elétricos. Eles podem ser lançados manualmente ou por motores elétricos ou combustão interna. Estes meios utilizados apenas levam o aeromodelo a determinada altura de voo e, posteriormente, é desacoplado e o modelo continua voando apenas pelos princípios aerodinâmicos de voo associados a fenômenos naturais (vento, por exemplo), porém o modelo com superfícies de comando permanece controlado via radiocontrole.
- Voo livre – Depois de lançado, o aeromodelo não sofre mais nenhuma interferência do aeromodelista. Nesta categoria, pode ser utilizado o aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Aeromodelismo no Brasil
A Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra) foi fundada em 1959, com sede em São Paulo, e reúne os clubes e agrupamentos que exercem a prática em todos os lugares do Brasil. A confederação é oficialmente aceita pelo Departamento de Aviação Civil do Ministério da Defesa e pelo Conselho Nacional de Desportes do Ministério do Esporte, como sendo a máxima instituição coordenadora do aeromodelismo no Brasil.