África do Sul

É comum que algumas pessoas confundam o país com o continente. Aprenda de uma vez por todas a diferenciar

Nesse artigo você vai conferir informações sobre a África do Sul, suas características territoriais e humanas, bem como vai poder conhecer melhor os traços da sua economia e pontos turísticos. Confira a seguir!

Quando se fala em África muitas pessoas têm dúvidas sobre o que exatamente é o continente africano, o que são os países africanos, dentre outras. A África é um dos continentes terrestres, sendo o terceiro em maior extensão territorial. Em relação a população, a África é o segundo continente mais populoso do mundo, ficando atrás apenas da Ásia.

O continente é subdividido em cinco grandes porções: Norte da África, África Ocidental, África Centro-ocidental, África Centro-oriental e África Meridional. A África do Sul é um dos países existentes no continente africano, e não pode ser confundida com o continente como um todo. 

Onde fica a África do Sul?

A África do Sul é um dos países que formam o continente africano, e fica localizado numa região da África conhecida como África Subsaariana. Essa porção do continente é aquela que está localizada na porção ao Sul do Deserto do Saara. Antigamente, essa região era conhecida como “África Negra”, termo que não é mais comumente utilizado atualmente.

Mapa da África

Países que fazem parte do Sul da África

A região da África Subsaariana é composta por 47 países, sendo eles: África do Sul, Angola, Benin, Botsuana, Burkina Fasso, Burundi, Camarões, Cabo Verde, Chade, Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Guiné Equatorial, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Ilhas Comores, Lesoto, Libéria, Madagáscar, Maláui, Mali, Mauritânia, Maurício, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, Ruanda, República Democrática do Congo (Ex-Zaire), São Tomé e Príncipe, Senegal, Seychelles, Serra Leoa, Somália, Sudão, Suazilândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

A África do Sul está localizada no extremo Sul do continente africano, tendo seu território banhado por dois oceanos, o Atlântico e o Índico, uma região conhecida como Cabo das Tormentas.

Veja também: África: Saiba quais são as capitais do Estados do continente africano

Sobre a África do Sul

Capital

Curiosamente, a África do Sul é um país que conta com mais de uma capital em seu território. São três as capitais do país, sendo elas: Cidade do Cabo, Pretória e Bloemfontein. Cada uma destas capitais têm uma função em específico, sendo que a Cidade do Cabo, a maior das três, é a capital legislativa, Pretória é a capital administrativa e Bloemfontein é a capital judiciária. 

Bandeira

Bandeira da África do Sul

A bandeira da África do Sul foi adotada oficialmente em 1994 (Foto: depositphotos)

A bandeira da África do Sul é bastante colorida, contando com as cores azul, vermelho, branco, verde, ouro e preto. Essa bandeira foi adotada no dia 27 de abril de 1994, sendo que antes disso o país teve várias outras bandeiras. Em 31 de maio de 1961, a União da África do Sul conquistou a independência da Inglaterra, fomentando as bases para o surgimento da República da África do Sul.

Mapa

Existem algumas particularidades no mapa da África do Sul, como suas fronteiras. O país é limitado pela Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao Norte, Moçambique e Suazilândia a Leste e com o Lesoto, um enclave rodeado pelo território sul-africano. Alguns destes territórios não são da África do Sul, mas autônomos, embora pareçam estar dentro do território sul-africano.

A África do Sul tem seu território dividido em nove províncias, sendo elas: Eastern Cape, Free State, Gauteng, KwaZulu-Natal, Limpopo, Mpumalanga, Northern Cape, North-West, Western Cape. Cada uma destas províncias possui um conselho executivo e uma legislatura própria.

Veja também: Os costumes e a cultura da África herdados pelos brasileiros

Províncias da África do Sul

Moeda

A moeda utilizada na África do Sul se chama “Rand”, a qual também é utilizada oficialmente no Lesoto e na Namíbia. Essa moeda também é comum na Suazilândia e no Zimbábue. O símbolo do Rand é a letra “R”. A moeda apresenta-se em notas de 10, 20, 50, 100 e 200 Randes. As moedas, simbolizadas pela letra c (minúscula) no caso dos centavos, são apresentadas em 1, 2, 5, 10, 20, 50 centavos, sendo que 1 Rand é dividido em 100 centavos. Também há moedas de 1, 2 e 5 Randes.

Moeda da África do Sul

Além da África do Sul, o Rand também é usado no Lesoto e na Namíbia (Foto: depositphotos)

Idioma

Uma diferença da África do Sul em relação aos demais países do mundo é a quantidade de idiomas oficiais que este país tem. São 11 línguas oficialmente faladas e aceitas, e vários outros dialetos. São elas: africâner, inglês, ndebele, xhosa, zulu, soto do norte, soto do sul, tswana, suazi, venda e tsonga. A variedade de línguas oficiais deriva da quantidade de dialetos existentes na região, os quais são em quantidade muito maior.

Idiomas da África do Sul

Cidades mais importantes da África do Sul

Algumas das cidades mais importantes da África do Sul são: Cidade do Cabo, que é a capital legislativa, Joanesburgo, Pretória, que é a capital administrativa, Durban, Porto Isabel, East London, Bloemfontein, que é a capital judiciária, Kimberley, Upington e Cidade do Sol. Além destas, existem muitas outras cidades importantes nas várias regiões do país. Uma das cidades mais apreciadas no mundo é Cidade do Cabo, a qual é conhecida como uma das cidades mais bonitas do mundo.

Cidade do Cabo

Vista aérea da Cidade do Cabo, uma das mais belas cidades do mundo (Foto: depositphotos)

Turismo

Existem vários pontos turísticos bastante apreciados na África do Sul, tanto pelas belezas naturais de um território banhado pelas águas de dois oceanos, quanto pelas questões históricas e culturais. As três capitais do país – Pretória (executiva), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária) – são importantes destinos turísticos também.

Uma atividade bastante apreciada pelos turistas são os safaris na África do Sul, onde são vistos, nos parques nacionais (como o Kruger National Park), animais da fauna da região. São comuns animais como leões, zebras, leopardos, crocodilos, rinocerontes, antílopes, hienas, raposas, chacais e várias espécies de aves e répteis.

Safari na África do Sul

A fauna da região contempla elefantes, leões, zebras e girafas (Foto: depositphotos)

Referências

» SARAIVA, José Flávio Sombra. A África no século XXI: um ensaio acadêmico. Brasília: FUNAG, 2015. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/1121_a_africa_no_seculo_xxi_um_ensaio_academico.pdf. Acesso em 14 nov. 2018.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).