Geografia

África do Sul

Nesse artigo você vai conferir informações sobre a África do Sul, suas características territoriais e humanas, bem como vai poder conhecer melhor os traços da sua economia e pontos turísticos. Confira a seguir!

Quando se fala em África muitas pessoas têm dúvidas sobre o que exatamente é o continente africano, o que são os países africanos, dentre outras. A África é um dos continentes terrestres, sendo o terceiro em maior extensão territorial. Em relação a população, a África é o segundo continente mais populoso do mundo, ficando atrás apenas da Ásia.

O continente é subdividido em cinco grandes porções: Norte da África, África Ocidental, África Centro-ocidental, África Centro-oriental e África Meridional. A África do Sul é um dos países existentes no continente africano, e não pode ser confundida com o continente como um todo. 

Onde fica a África do Sul?

A África do Sul é um dos países que formam o continente africano, e fica localizado numa região da África conhecida como África Subsaariana. Essa porção do continente é aquela que está localizada na porção ao Sul do Deserto do Saara. Antigamente, essa região era conhecida como “África Negra”, termo que não é mais comumente utilizado atualmente.

Mapa da África [5]

Países que fazem parte do Sul da África

A região da África Subsaariana é composta por 47 países, sendo eles: África do Sul, Angola, Benin, Botsuana, Burkina Fasso, Burundi, Camarões, Cabo Verde, Chade, Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Guiné Equatorial, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Ilhas Comores, Lesoto, Libéria, Madagáscar, Maláui, Mali, Mauritânia, Maurício, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, Ruanda, República Democrática do Congo (Ex-Zaire), São Tomé e Príncipe, Senegal, Seychelles, Serra Leoa, Somália, Sudão, Suazilândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

A África do Sul está localizada no extremo Sul do continente africano, tendo seu território banhado por dois oceanos, o Atlântico e o Índico, uma região conhecida como Cabo das Tormentas.

Veja também: África: Saiba quais são as capitais do Estados do continente africano [6]

Sobre a África do Sul

Capital

Curiosamente, a África do Sul é um país que conta com mais de uma capital em seu território. São três as capitais do país, sendo elas: Cidade do Cabo, Pretória e Bloemfontein. Cada uma destas capitais têm uma função em específico, sendo que a Cidade do Cabo, a maior das três, é a capital legislativa, Pretória é a capital administrativa e Bloemfontein é a capital judiciária. 

Bandeira

Bandeira da África do Sul

A bandeira da África do Sul foi adotada oficialmente em 1994 (Foto: depositphotos)

A bandeira da África do Sul é bastante colorida, contando com as cores azul, vermelho, branco, verde, ouro e preto. Essa bandeira foi adotada no dia 27 de abril de 1994, sendo que antes disso o país teve várias outras bandeiras. Em 31 de maio de 1961, a União da África do Sul conquistou a independência da Inglaterra, fomentando as bases para o surgimento da República da África do Sul.

Mapa

Existem algumas particularidades no mapa da África do Sul, como suas fronteiras. O país é limitado pela Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao Norte, Moçambique e Suazilândia a Leste e com o Lesoto, um enclave rodeado pelo território sul-africano. Alguns destes territórios não são da África do Sul, mas autônomos, embora pareçam estar dentro do território sul-africano.

A África do Sul tem seu território dividido em nove províncias, sendo elas: Eastern Cape, Free State, Gauteng, KwaZulu-Natal, Limpopo, Mpumalanga, Northern Cape, North-West, Western Cape. Cada uma destas províncias possui um conselho executivo e uma legislatura própria.

Veja também: Os costumes e a cultura da África herdados pelos brasileiros [7]

Províncias da África do Sul [8]

Moeda

A moeda utilizada na África do Sul se chama “Rand”, a qual também é utilizada oficialmente no Lesoto e na Namíbia. Essa moeda também é comum na Suazilândia e no Zimbábue. O símbolo do Rand é a letra “R”. A moeda apresenta-se em notas de 10, 20, 50, 100 e 200 Randes. As moedas, simbolizadas pela letra c (minúscula) no caso dos centavos, são apresentadas em 1, 2, 5, 10, 20, 50 centavos, sendo que 1 Rand é dividido em 100 centavos. Também há moedas de 1, 2 e 5 Randes.

Moeda da África do Sul

Além da África do Sul, o Rand também é usado no Lesoto e na Namíbia (Foto: depositphotos)

Idioma

Uma diferença da África do Sul em relação aos demais países do mundo é a quantidade de idiomas [9] oficiais que este país tem. São 11 línguas oficialmente faladas e aceitas, e vários outros dialetos. São elas: africâner, inglês, ndebele, xhosa, zulu, soto do norte, soto do sul, tswana, suazi, venda e tsonga. A variedade de línguas oficiais deriva da quantidade de dialetos existentes na região, os quais são em quantidade muito maior.

Idiomas da África do Sul [10]

Cidades mais importantes da África do Sul

Algumas das cidades mais importantes da África do Sul são: Cidade do Cabo, que é a capital legislativa, Joanesburgo, Pretória, que é a capital administrativa, Durban, Porto Isabel, East London, Bloemfontein, que é a capital judiciária, Kimberley, Upington e Cidade do Sol. Além destas, existem muitas outras cidades importantes nas várias regiões do país. Uma das cidades mais apreciadas no mundo é Cidade do Cabo, a qual é conhecida como uma das cidades mais bonitas do mundo.

Cidade do Cabo

Vista aérea da Cidade do Cabo, uma das mais belas cidades do mundo (Foto: depositphotos)

Turismo

Existem vários pontos turísticos bastante apreciados na África do Sul [11], tanto pelas belezas naturais de um território banhado pelas águas de dois oceanos, quanto pelas questões históricas e culturais. As três capitais do país – Pretória (executiva), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária) – são importantes destinos turísticos também.

Uma atividade bastante apreciada pelos turistas são os safaris na África do Sul, onde são vistos, nos parques nacionais (como o Kruger National Park), animais da fauna da região. São comuns animais como leões, zebras, leopardos, crocodilos, rinocerontes, antílopes, hienas, raposas, chacais e várias espécies de aves e répteis.

Safari na África do Sul

A fauna da região contempla elefantes, leões, zebras e girafas (Foto: depositphotos)

Referências

» SARAIVA, José Flávio Sombra. A África no século XXI: um ensaio acadêmico. Brasília: FUNAG, 2015. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/1121_a_africa_no_seculo_xxi_um_ensaio_academico.pdf [12]. Acesso em 14 nov. 2018.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.