9 formas de amigo secreto diferente para fazer na escola

O valor dos presentes deve ser determinado antes do sorteio de modo que todos saiam satisfeitos

Você sabia que existem formas de fazer um amigo secreto diferente na escola? Isso mesmo! Dá para inovar em uma brincadeira tão tradicional e torná-la mais divertida e cheia de significados.

E é isso que você verá neste artigo online. São formas modernas de fazer o sorteio do amigo secreto e de dar o seu presente. Confira agora e sugira na sua sala de aula. Tenho certeza que a turma vai adorar! Confira.

9 formas de amigo secreto para escola

1. Amigo Secreto do Chocolate

É muito difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Às vezes, uma pessoa deixa de consumi-lo por problemas de saúde, mas dificilmente isso acontece por escolha própria, e é justamente por esse motivo que o Amigo Secreto do Chocolate é um sucesso.

Funciona assim: você faz o sorteio normalmente e a única regra é que o presente seja chocolate. A marca e o tipo ficam a critério de cada um, mas o estabelecido é: chocolate para todos! Que delícia, hein?

Trio de amigos trocando presentes

Essa brincadeira normalmente acontece no final de ano (Foto: depositphotos)

2. Amigo Secreto da Onça

Esse já está virando um clássico. O Amigo Secreto da Onça baseia-se naquela expressão popular “amigo da onça”, que significa que a pessoa não é confiável. Ou seja, não é verdadeiramente seu amigo.

Logo, o que você daria caso fosse amigo da onça de alguém? Claro que os presentes precisam brincar com isso! Ao invés de dar um presente que você acha que a outra pessoa iria gostar, você escolhe algo divertido, que tenha um significado entre vocês, mas que não agrade ao presenteado.

3. Amigo Secreto Ladrão

Esse amigo secreto é bem divertido, mas não é garantia que todos saiam satisfeitos. Tem que haver um bom senso entre as partes e um espírito esportivo. Eu explico porque: no amigo secreto ladrão, os participantes devem comprar presentes unissex, pois quem vai escolher o presente são os próprios participantes.

No início, faz-se um sorteio para decidir a ordem dos participantes. Um primeiro escolhe o seu próprio presente e abre-o (por isso, eles precisam ficar embalados, mas expostos). Em seguida, o segundo escolhe também outra embalagem e a abre. Caso ele goste mais do primeiro presente aberto pelo seu colega, ele pode trocar. E assim, por diante. Na verdade, é também um jogo de sorte, pois você pode pegar presentes melhores, mas também perder nas escolhas.

4. Amigos Secreto do Batom

Essa é para as ladies que usam batom. A vantagem desse amigo secreto é que ele é econômico e mexe com a autoestima. Afinal, na correria do dia a dia, muitas pessoas deixam de investir em si mesmas e acabam sem tempo até mesmo para comprar um batonzinho.

Desta forma, depois do sorteio, cada participante vai dizer quais são as cores que se identifica e deixar para que o seu amigo secreto faça uma ótima aquisição para lhe presentear.

Veja também: 9 dicas para se divertir sem gafes na confraternização da empresa

5. Amigo Secreto Solidário

Já pensou ser o amigo secreto de uma causa nobre? Cada dia mais essas atitudes dão lições de vida tanto para quem participa como para quem é beneficiado. Nesse amigo secreto cada pessoa pede uma doação com fim social.

E seu amigo secreto vai lhe dar o presente para que ele seja doado. Pode ser uma cesta básica para uma família carente, ou um kit de material escolar para uma criança necessitada, ração para um abrigo de animais ou doação de fraldas para um asilo. Já pensou quantas pessoas vão ficar felizes com essa ação?

6. Amigo Secreto Books

A leitura é um hábito muito prazeroso. E se seu amigo secreto lhe der uma forcinha para você cultivar ainda mais o amor pelas palavras? Esse amigo secreto é incrível para ser feito em sala de aula, pois une educação à diversão.

Você pode tanto dar algumas sugestões sobre o seu estilo preferido de narrativa, como também pode deixar aberto para ser surpreendido pela escolha do seu amigo secreto. Os livros podem ser físicos ou também e-book. O que vale é incentivar esse hábito maravilhoso.

7. Amigo Secreto do Professor

Ser professor é uma das profissões mais nobres que existem na sociedade, porém nem sempre o docente é valorizado pela sua missão árdua. Os salários são baixos e muitas vezes, o ambiente escolar não oferece toda a infraestrutura que o professor precisa para transmitir o conhecimento.

Pode acontecer até que os próprios alunos não reconheçam o seu valor. Diante disso tudo que tal a turma toda fazer uma homenagem ao professor? Simples! Todo mundo presenteia o professor com alguma coisa bem simbólica ou que ele esteja precisando mesmo. O importante é demostrar carinho e respeito por esse profissional que tanto contribui para a nossa formação escolar e na vida.

Já pensou que surpresa ele terá ao saber que o grande homenageado é ele e que todos os presentes são dele? E, o presente maior ele já lhe deu durante todo o ano: conhecimento.

Se na sua sala de aula existe mais de um professor, é só colocar os nomes por igual em papéis e cada aluno sorteia um. Assim, dá para todo mundo participar.

Caixa de presente

A forma de presentear pode ser inusitada, podendo optar por batons ou chocolates (Foto: depositphotos)

8. Amigo Secreto Surpresa

Esse tipo de amigo secreto é aquele que foi combinado meio que de última hora e não houve tempo de fazer um sorteio organizado antes. Ou ainda, por não saber o número de pessoas exato que participarão.

A ideia é que todos tragam presentes unissex e só saberá quem tirou no dia da entrega, quando é feito o sorteio na hora. É tudo surpresa!

Veja também: 5 formas divertidas de fazer o amigo secreto. Confira

9. Amigo Secreto Online

Por conta da correria, provas, férias, a turma pode deixar para fazer o Amigo Secreto online. Mas, calma! No dia da entrega dos presentes todo mundo tem que se encontrar. Online é somente o sorteio.

Existem sites e aplicativos que fazem todo o trabalho por você. É só todo mundo se cadastrar, criar login e senha. Quando todos os participantes estiverem na plataforma, o próprio sistema realiza o sorteio e com vantagens: o sistema eletrônico não pode ser burlado e não tem como você tirar a si próprio.

Vale a pena fazer um Amigo Secreto diferente?

O mais importante de uma brincadeira como essa é a confraternização entre você e seus colegas de sala de aula. É interessante sempre determinar um preço para o presente para que eles fiquem equiparados e todos saiam ganhando. Não importa o valor, o importante é curtir as amizades!

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.