Por ser o profissional responsável pela criação e manutenção da infraestrutura de TI de uma empresa, o analista de suporte técnico se relaciona com a área de TI, informática e suporte técnico.
Geralmente, este profissional tem curso superior (graduação em sistemas de informação, ciência da computação e engenharia da computação) e alguma certificação na área de suporte em um sistema operacional popular. A certificação mais importante é a MCSE + I (Microsoft Certified Systems Engineer), além das certificações do instituto Brainbench.
A área em que o analista de suporte técnica atua é bastante abrangente e o profissional deve ser bastante capacitado nas ferramentas utilizadas no mercado, mantendo-se constantemente atualizado a respeito dos softwares e hardwares disponíveis. Para que o profissional possa desempenhar corretamente as suas funções, é importante que ele tenha conhecimentos na área de informática em geral, além daqueles adquiridos no curso de graduação.
Muitas vezes, o serviço do analista de suporte técnico é realizado por empresas terceirizadas ou prestadoras de serviços, para reduzir os custos operacionais.