Tecnologia

Analista de suporte técnico

O analista de suporte técnico é o profissional responsável pela infraestrutura de tecnologia da informação de uma empresa, um especialista em tecnologias que se mantém atualizado acerca das atualidades mercadológicas de hardware e software e garante o suporte tecnológico para o tráfego de informações. A demanda por este profissional vem crescendo muito nos últimos anos, devido à informatização de várias empresas.

As atribuições do analista de suporte técnico

O analista de suporte técnico padroniza a análise e programação dos sistemas de aplicação, sendo o responsável pelas seguintes tarefas:

Analista de suporte técnico

Foto: Reprodução/ internet

A formação do profissional

Por ser o profissional responsável pela criação e manutenção da infraestrutura de TI de uma empresa, o analista de suporte técnico se relaciona com a área de TI, informática e suporte técnico.

Geralmente, este profissional tem curso superior (graduação em sistemas de informação, ciência da computação e engenharia da computação) e alguma certificação na área de suporte em um sistema operacional popular. A certificação mais importante é a MCSE + I (Microsoft Certified Systems Engineer), além das certificações do instituto Brainbench.

A área em que o analista de suporte técnica atua é bastante abrangente e o profissional deve ser bastante capacitado nas ferramentas utilizadas no mercado, mantendo-se constantemente atualizado a respeito dos softwares e hardwares disponíveis. Para que o profissional possa desempenhar corretamente as suas funções, é importante que ele tenha conhecimentos na área de informática em geral, além daqueles adquiridos no curso de graduação.

Muitas vezes, o serviço do analista de suporte técnico é realizado por empresas terceirizadas ou prestadoras de serviços, para reduzir os custos operacionais.