Analista de suporte; veja o que faz e qual o salário 

Com a tecnologia avançando a cada dia, áreas como a de Tecnologia da Informação (TI), ganharam cada vez mais cargos para facilitar e otimizar as tarefas do dia a dia. Uma das carreias mais populares e concorridas da área, é a de analista de suporte.

O analista de suporte nada mais é do que um profissional especialista em tecnologias e novidades mercadológicas relacionadas à computadores, sejam elas voltadas para o hardware (parte física das máquinas) ou software (programas e aplicativos).

O que faz um analista de suporte?

Entre as principais funções de um profissional da área de analise de suporte, estão a de cuidar da implantação, manutenção e acompanhamento da estrutura física dos computadores, o que inclui não só as maquinas em si, mas também todos os periféricos; além da rede de área local de computadores (LAN).

Para ser um analista de suporte, o interessado precisa fazer curso técnico presencial ou EAD

A renda desse profissional vai depender de onde ele trabalha, podendo variar significativamente (Foto: depositphotos)

Outra função dos analistas de suporte, como foi dito acima, é a de cuidar dos softwares, que são os programas, aplicativos e até mesmo sistemas operacionais, que nada mais são do que ferramentas que estabelecem a ligação entre o usuário e a máquina, ou seja, o Windows; Linux; Android ou iO que têm como função intermediar a comunicação entre a pessoa e o computador.

Também é papel desse profissional definir o controle de acesso à recursos, identificar os agentes causadores de problemas técnicos para logo em seguida resolvê-los e prover suporte técnico em qualquer outra situação que seja necessária.

Curso para exercer a profissão de analista de suporte

Apesar de não ser uma carreira que não seja necessária uma graduação à nível superior, existem vários cursos técnicos presenciais e on-line para aperfeiçoamento e até mesmo para aprender desde o início todo o necessário para ser um analista de suporte.

Durante o curso básico, o futuro analista de suporte irá aprender a montar computadores, fazer a manutenção de cada uma de suas peças, cabeamento estruturado, gerenciar redes wireless, redes de computadores e até mesmo princípios básicos de eletrônica.

A duração dos cursos varia de acordo com a instituição de ensino. O ensino presencial tende a ser mais longo do que as aulas online, porém, o primeiro possui a vantagem de sempre ter um profissional acompanhando o aluno de perto.

Quanto ganha um analista de suporte?

A renda mensal de um analista de suporte varia de estado para estado e também dos meios em que o profissional trabalha, já que ele pode ser autônomo, trabalhar para uma empresa ou ser concursado. Segundo o Catho, um classificado online onde é possível postar currículos e vagas de emprego, a média salarial nacional de R$ 1.886,46.

O que faz um agente penitenciário?

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.