,

Animais herbívoros – Características e fotos de exemplos

Os herbívoros são animais que se alimentam de vegetais e seres de natureza autótrofa, ou seja, aqueles capazes de sintetizar seu próprio alimento, como as algas, plantas e até mesmo algumas bactérias.

Os seres autótrofos são aqueles capazes de realizar a fotossíntese e tal processo acontece principalmente nas folhas do vegetal. E são eles que fazem parte da dieta dos animais herbívoros.

Para entender um pouco mais sobre o universo desses seres, o Estudo Prático preparou esse artigo. Aqui você pode encontrar mais explicações a respeito das características e do modo de viver dos animais herbívoros.

Além disso, é possível conhecer alguns dos animais que se enquadram nessa classificação e as curiosidades que os envolvem. Tudo isso sem contar nas fotos e na classificação de acordo com a dieta preferencial desses bichos. Confira!

O que é um animal herbívoro?

Herbívoro é o animal que se alimenta de organismos autótrofos e seus nutrientes. Estima-se que os herbívoros representem 50% da fauna do planeta.

Girafa comendo plantas

A girafa é um dos animais herbívoros (Foto: depositphotos)

Como são chamados na cadeia alimentar?

Os herbívoros são chamados de consumidores primários e são responsáveis por levar até outros animais, os carnívoros especialmente, as vitaminas que provém da energia solar e que ficam armazenadas nas plantas a serem ingeridas.

Eles também são capazes de controlar certas populações de plantas, interferindo em sua taxa de crescimento, o que é o caso de alguns insetos.

Características

Na maioria dos casos, os herbívoros vivem em zonas temperadas e por isso acabam sempre diversificando sua dieta ao longo das épocas do ano. Isso também pode acontecer com animais que vivem em lugares úmidos de estações bastante chuvosas.

Uma maneira curiosa de identificar um animal herbívoro é a posição dos globos oculares voltados para as laterais da cabeça. Tais animais não necessitam terem os olhos na frente da face, pois não são caçadores de presas.

Dentição

Alguns herbívoros possuem dentes adaptados para poderem triturar os tecidos vegetais, esses dentes normalmente são largos, como é o caso do cavalo. No geral, esses animais não são capazes de digerir carne, contudo, alguns chegam a comer ovos e assim ingerem proteína de fonte animal.

Há também animais que ingerem o alimento e depois de quebradas as moléculas de polissacarídeos da alimentação, regurgitam para então novamente mastigar e digerir. Isso acontece com os chamados ruminantes.

Curiosidades sobre os animais herbívoros

Uma concepção equivocada que normalmente tem-se a respeito destes animais é a de que são necessariamente mansos por serem herbívoros, mas isso não é verídico.

Alguns animais de grande porte se utilizam da força para se defender, já que sua posição na cadeia alimentar é desprivilegiada. Assim, podem ser perigosos, chegando a atacar humanos e outros animais agressivamente.

Como exemplos de herbívoros considerados perigosos têm-se o búfalo, o rinoceronte e o elefante.

Quais os animais que se alimentam de vegetais?

Alguns animais e insetos são: antílopes, antas, camelos, ursos panda, gorilas, cavalos, abelhas, borboletas, dentre outros. Acompanhe a seguir mais detalhes sobre cada um desses citados.

  • Antílopes: encontrados na África em sua maior parte e pertencentes à família dos bovídeos, possuem como dieta principal a grama
  • Antas: da família Tapiridae, são encontrados na América do Sul e têm dieta diversificada. Por isso, se alimentam de folhas, brotos, flores, frutos e ervas
  • Camelos: pertencentes à família Camelidae, podem ser encontrados na Ásia, África e Austrália. Alimentam-se tanto de aveia e grãos quanto de grama e trigo
  • Ursos Panda: provém da família Ursidae, podem ser encontrados no Centro-Oeste e Oeste-Sul da China, e se alimentam de bambu
  • Gorilas: da família Huminidae, são primatas encontrados principalmente na África. Já com relação à dieta, esses animais se alimentam de frutas, folhas e brotos
  • Cavalos: podem ser encontrados em diversas partes do mundo. Pertencem à família dos equídeos e se alimentam de capim e arbustos
  • Abelhas: da família Apoidea, esses seres vivos são encontrados em todos os continentes, com exceção da Antártida. A base da alimentação é néctar e pólen
  • Borboletas: das famílias hesperioidea e papilionoidea, alimentam-se do néctar das plantas e distribuem-se em todo o planeta. Além disso, é considerado o grupo mais popular dos insetos.

Fotos de animais herbívoros

Elefante comendo planta

Elefantes são exemplos de animais herbívoros que podem ser agressivos com humanos e outros animais (Foto: depositphotos)

Vacas comendo no pasto

As vacas são animais herbívoros que realizam a regurgitação (Foto: depositphotos)

Panda comendo bambu

Esse tipo de animal é comumente encontrado no Centro-Oeste e Oeste-Sul da China (Foto: depositphotos)

Classificação de acordo com a dieta preferencial

Existem três tipos de classificação dos herbívoros com relação à dieta preferencial que eles possuem. Assim, temos os folívoros, frugívoros e os nectarívoros e polímeros. O primeiro deles se alimenta de folhas de árvores e vegetais. É o caso de certas aves e mamíferos, como o coelho e o bicho preguiça.

Já os frugívoros se alimentam de frutas nativas. Além disso, são os responsáveis pela germinação de plantas frutíferas. Exemplos: morcegos e tucanos.

Por fim, os nectarívoros e polímeros que se alimentam de néctar e pólen das flores. Alguns dos representantes desse grupo são morcegos, vespas e abelhas.

Resumo

A definição de animais herbívoros vai além do que se imagina. Isso porque, certos fungos e bactérias também são considerados dentro desa categoria, pois vivem na dependência de outros seres vivos autótrofos para obtenção de nutrientes necessários à sua sobrevivência.

Os herbívoros consomem exclusivamente plantas ou parte delas, grãos, raízes, frutos e são importantíssimos na cadeia alimentar.

Sobre o autor

Avatar
Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.