Aprenda a converter milhas em quilômetros

Descubra qual é a diferença entre milhas e quilômetros e saiba como fazer a conversão de valores entre essas duas unidades de medida

Você já notou em filmes, livros e séries que em alguns países não se usa o quilômetro como unidade de comprimento? Nos Estados Unidos, por exemplo, além de uma série de outros países, usa-se a milha como unidade de comprimento ou métrica de cálculo de distâncias. Aqui no Brasil, todavia, usa-se o quilômetro, e isso muda bastante em questão de valores de um lugar para o outro.

Por isso, é importante saber como fazer a conversão de um para o outro e, assim, quando for visitar outro país, terá uma noção de como o cálculo é feito.

As duas referências são unidades de comprimento que têm como intuito representar distâncias médias e grandes, normalmente usadas quando se fala da distância entre cidades, por exemplo. O símbolo usado para representar milhas, é o “m”, enquanto o símbolo para representação de quilômetros é “km”.

Passo a passo para converter milhas em quilômetros

Aprenda a converter milhas em quilômetros

Foto: Pixabay

A primeira coisa que você precisa saber para converter de milhas, claro, é a distância que te interessa. Por exemplo, sabemos que estamos a 3 milhas da cidade que queremos chegar, mas o quanto isso equivale em quilômetros?

É muito simples: 1,609 quilômetros é igual a 1 milha.

1 milha = 1,6 km

Com isso, podemos concluir que devemos fazer uma multiplicação do valor em milhas que queremos transformar em quilômetros por 1,609. Confira o exemplo abaixo.

3 milhas x 1,609 km = 4,827 km. Sabemos, portanto, que a distância que teremos que percorrer para chegar na cidade desejada é de 3 milhas, ou seja, 4,827 km.

Quando o resultado gera um valor como esse, inexato, você pode “arredondar” para ter somente os decimais interessantes na ocasião. O arredondamento será para um número superior quando o valor do decimal posterior é igual ou maior que 5, e para um menor quando for inferior a 5.

Seguindo o nosso exemplo, para ficar somente com dois decimais, devemos fixar nossa atenção no terceiro decimal, ou seja, no 7. Ele é maior que 5 e, portanto, devemos “arredondar” para mais. Isso nos leva ao valor de 4,83 km.

Outro exemplo de cálculo

A distância entre duas cidades é de 500 km. Descubra qual é essa distância quando representada em milhas.

Sabendo que 1,609 quilômetros é igual a 1 milha, o cálculo a se fazer nessa situação problema será inverso ao da situação problema anterior, ou seja, neste ao invés de multiplicação deve-se efetuar a divisão dos valores. Veja:

500 / 1,609 ≅ 310,75

Então, temos que 500 quilômetros equivale a 310,75 milhas.