,

Artista espanhol retrata o destino de animais em ilustrações

Com a ajuda da Fundação para Adoção, Patrocínio e Defesa dos Animais (FAADA), o ilustrador espanhol Roger Olmos compôs uma séria de imagens para representar a vida de alguns animais dentro da sociedade. Influenciado pelas diversas formas de consumo humano, o destino dos animais é carregado de sofrimento e é isso que o artista demonstra no livro Senza Parole, que tem como tradução “Sem voz, o destino dos animais”.

“Quando criança, eu gostava de livros ilustrados que seguravam meu pai em seu estudo, preferi-los aos que ele comprava para mim. Essas imagens estão impressas em meu cérebro para sempre, de uma forma tão dura. Este é também o que eu tento fazer com o meu trabalho”, explica Olmos sobre as suas ilustrações que são voltadas também para o público infantil.

De acordo com Jennifer Berengueras da FAADA, o trabalho de Roger Olmos tem alguns objetivos, como: lembrar que os seres humanos também são animais e que por isso não devem se distanciar da natureza; fazer com que as pessoas pensem e reflitam sobre a dor que os animais não humanos sofrem; e incentivar a sociedade a abrir os olhos para uma nova forma de consumo.

Sobre o livro

“Historicamente os animais foram apresentados como alimentos, roupas, objetos de experimentação e até mesmo fontes de entretenimento. Mas nós vemos tudo o que está por trás deste uso de animais? Queremos vê-lo? Queremos ser conscientes sobre as consequências de nossas ações? Senza Parole convida você a ampliar sua perspectiva, a olhar para além, de pensar fora dos limites”, explica Berengueras.

Ainda segundo a integrante da FAADA, as ilustrações são um convite à sociedade, incentivando as pessoas a adotarem uma visão além da que é exposta. Desta forma, é preciso que as pessoas estejam cientes das coisas que usam, seja para o divertimento ou para alimentação. “Nós realmente temos o direito de fazer o que queremos com os outros animais com quem partilhamos o planeta?”, indaga.

Além de retratar como as pessoas usam os animais, o Senza Parole também traz como seria se os humanos adotassem o lugar dos animais dentro da sociedade e qual seria a melhor forma de relação entre os seres que compõem a natureza.

Ilustrações de Roger Olmos

1. Um mar de lágrimas: as diversas formas de exploração animal

ilustracao-da-exploracao-animal

Foto: Reprodução Roger Olmos

2. Utilização de animais em circos

elefante-em-circo

Foto: Reprodução Roger Olmos

3. Cuidar de uns animais e explorar outros

mulher-com-cachorro-no-colo

Foto: Reprodução Roger Olmos

4. O que há por trás do consumo de leite de vaca?

consumo-de-leite-de-vaca

Foto: Reprodução Roger Olmos

5. A visão de dentro do carro de transportes

olhar-triste-de-animal

Foto: Reprodução Roger Olmos

6. Quanto custa para a baleia a diversão dos humanos em aquários?

baleia-presa-em-aquario

Foto: Reprodução Roger Olmos

7. O há por trás dos cosméticos?

animais-usados-em-testes-de-cosmeticos

Foto: Reprodução Roger Olmos

Vídeo sobre Senza Parole

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.