Geografia

Aspectos geográficos do Brasil

Localizado na América do Sul, o Brasil possui mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão e é o quinto maior país do planeta, atrás da Federação Russa, Canadá, China e Estados Unidos da América. Seu enorme território é habitado por mais de 190,7 milhões de pessoas e está situado a oeste do Meridiano de Greenwich, integrando o Hemisfério Ocidental.

Em função de sua grande extensão territorial no sentido norte-sul, o território brasileiro apresenta variedade climática, estando situado em duas zonas climáticas: a Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e o de Capricórnio, e a Zona Temperada do Sul, entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.

Além da diversidade climática, o país abriga a maior biodiversidade do planeta, com destaque para a Floresta Amazônica. Os biomas encontrados no Brasil são a Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Manguezal, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal e Zonas Litorâneas. Neste artigo, saiba mais sobre a os aspectos físicos naturais do país.

Aspectos geográficos do Brasil

Foto: Reprodução

Relevo do Brasil

A maioria das estruturas geológicas do Brasil é antiga e, por este motivo, o território do país apresenta o relevo relativamente pouco acidentado, sem grandes e elevadas cadeias montanhosas, com a predominância dos planaltos.

O Pico da Neblina é o ponto mais do Brasil e encontra-se na Serra do Imeri, no norte do Amazonas, com altitude de 2.994 metros acima do nível do mar.

As unidades do relevo brasileiro normalmente são divididas de acordo com a classificação de Jurandyr Ross: planícies, planaltos e depressões.

Clima do Brasil

Devido às suas dimensões continentais, localização geográfica, relevo e a dinâmica das massas de ar sobre seu território, o Brasil apresenta diferentes tipos de clima. São seis os principais tipos de variação climática encontrados no nosso país: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.

Recursos hídricos

O Brasil possui uma numerosa rede hidrográfica, formada por rios de grande volume de água que deságuam no mar.

As bacias dos rios brasileiros são formadas a partir de três grandes divisores: o planalto Brasileiro, o planalto das Guianas e a Cordilheira dos Andes. Considerando o formato do relevo que atravessam, as bacias hidrográficas brasileiras podem ser divididas em dois tipos: as planálticas (permitem aproveitamento hidrelétrico) e as de planície (utilizadas para navegações).

As quatro principais bacias hidrográficas brasileiras são: Bacia Amazônica, Bacia do Prata ou Platina, Bacia do São Francisco e Bacia Tocantins-Araguaia.