Aurora boreal: onde ver e o que é esse fenômeno?

As auroras boreais são um dos fenômenos mais bonitos da natureza. Neste artigo, você saberá o que é esse fenômeno denominado de aurora boreal, bem como onde é possível de ver esse tipo de acontecimento, e o que ele significa.

As auroras boreais promovem um verdadeiro espetáculo, muito apreciado pelas pessoas que gostam de visualizar as dinâmicas da natureza. Porém, esse tipo de fenômeno não é visto em todas as partes do mundo, mas apenas em alguns locais específicos, e por motivos bem definidos.

O que é uma aurora boreal?

Como aurora boreal entende-se um fenômeno da natureza composto, basicamente, pelo brilho observado nos céus noturnos em pontos específicos do planeta. Estes fenômenos são visualizáveis pelos olhos humanos, e proporcionam uma experiência de grande beleza e grandiosidade.

As luzes brilhantes, apresentando-se em cores diversificadas, podem ter predominância de uma cor em específico, geralmente o verde. As auroras boreais atraem turistas de muitas partes do mundo interessados em conhecer o fenômeno, além, é claro, de possibilitarem a captura de belas imagens, muitas disponibilizadas na internet.

Céu com aurora boreal

As auroras são fenômenos que acontecem nos polos da Terra (Foto: depositphotos)

Onde ocorre a aurora boreal?

As auroras são fenômenos que acontecem em locais específicos do globo terrestre, nos polos da Terra. Quando ocorrem na porção Norte do globo, ou parte setentrional, também chamada de boreal, são denominadas de auroras boreais. Já quando ocorrem na porção Sul do globo, ou meridional, também chamada de austral, são chamadas de auroras austrais.

As auroras não podem ser visualizadas por pessoas que estejam em regiões geograficamente distantes dos polos, embora as interações magnéticas também ocorram nestas, mas nos polos elas se estabelecem com intensidade muito superior.

Como ocorrem as auroras boreais?

As auroras boreais acontecem por conta do impacto das partículas de vento solar com a alta atmosfera terrestre, as quais acabam sendo canalizadas pelo campo magnético terrestre. Assim, de forma bem simplificada, é o contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra que ocasiona este evento de grande beleza natural.

Veja também: Maré vermelha – Como se dá esse fenômeno?

Como acontece a aurora austral?

As auroras austrais ocorrem a partir do mesmo fenômeno que as auroras boreais, ou seja, através do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra. A diferença entre os dois fenômenos é apenas a localização destes, enquanto a aurora boreal ocorre na parte Norte do planeta, a aurora austral ocorre na parte Sul, mas ambos os eventos ocorrem apenas nos polos.

Qual é a origem do fenômeno da aurora polar?

As auroras, fenômenos brilhosos e coloridos, que circundam tanto o polo magnético Norte, quanto o polo magnético Sul terrestres, ocorrem quando os elétrons de carga elevada, provenientes do vento solar, interagem com elementos presentes na atmosfera da Terra.

Dessa interação, formam-se movimentos ópticos, com brilhos e cores variadas. As auroras são acontecimentos que não dependem da ação humana, ou seja, são produzidos pela própria natureza a partir de suas dinâmicas e interações. Os acontecimentos que estão na formação das auroras são promovidos a partir de uma série de fenômenos físicos e químicos, os quais ocasionam efeitos que podem ser vistos pelas pessoas.

Qual o melhor lugar do mundo para ver a aurora boreal?

As auroras boreais só podem ser vistas pelas pessoas em regiões próximas do Polo Norte, fator este que atrai muitos turistas para as cidades onde é possível se conhecer o fenômeno.

Luzes da aurora boreal

A aurora boreal é resultado do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta (Foto: depositphotos)

A Islândia é um dos países onde os visitantes podem conhecer a aurora boreal, sendo que na porção Sudeste daquele país, mais especificamente na região de um lago denominado de “Jokulsarlon” o fenômeno se torna ainda mais lindo. Isso porque há enormes icebergs (blocos de gelo flutuantes) no lago, os quais fazem com que as luzes sejam ainda mais refletidas. Já no território dos Estados Unidos, o melhor lugar para visualizar o fenômeno da aurora boreal é o Alasca.

Na Finlândia e na Noruega também pode-se visualizar a aurora boreal, países estes que são também dotados de belezas naturais incríveis, como a presença dos famosos fiordes.

Um dos locais mais apreciados do mundo pelos visitantes para essa atividade é a Groenlândia, apesar das dificuldades de se chegar em alguns pontos daquele território, a imagem é privilegiada. No Canadá e na Escócia também é possível se visualizar uma aurora boreal, bem como na Suécia.

As auroras boreais são mais vistas pelas pessoas do que as auroras austrais, isso porque o acesso às áreas próximas do Polo Norte é muito mais facilitado do que em relação ao Polo Sul. A Antártida, por exemplo, é praticamente inacessível por pessoas comuns. Ainda assim, auroras austrais podem ser vistas em locais como a Nova Zelândia.

É possível ver as auroras a partir do Brasil?

Não! As partículas solares são atraídas pelo campo magnético, e embora sejam também atraídas para a região em que o Brasil está, elas são mais intensamente levadas para áreas onde o magnetismo é maior, como nos polos Norte e Sul. Assim, regiões que ficam distantes geograficamente dos polos, não podem ver esse belo fenômeno da natureza.

Veja também: O que é lua azul, superlua e lua de sangue?

O Brasil está localizado na América do Sul, sendo cortado pela Linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio, portanto, sua localização geográfica não possibilita que as pessoas que estiverem em território brasileiro vejam as auroras. Para visualizá-las, apenas viajando para um dos países na região do Polo Norte.

Luzes dos polos

Neste artigo, você pôde compreender melhor alguns aspectos importantes sobre o fenômeno da aurora boreal. Você leu sobre onde ocorre a aurora boreal, bem como acontece também a aurora austral. Ainda, qual é a origem do fenômeno da aurora polar, e qual o melhor lugar do mundo para ver a aurora boreal.

As auroras, tanto as boreais, quanto as austrais, são belos fenômenos da natureza, os quais acontecem apenas em regiões restritas do globo, as regiões polares. Quando elas acontecem na região do Polo Norte são chamadas de auroras boreais, quando acontecem na região do Polo Sul, são chamadas de auroras austrais. Estes fenômenos atraem turistas do mundo todo, justamente pela grandiosidade e beleza do espetáculo que formam.

 

Referências

» MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia. São Paulo: Scipione, 2011.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).