Bandeiras,Geografia

Bandeira da Paraíba: Significado e informações

Veja aqui nesse post informações sobre a Bandeira da Paraíba: Significado, história, quando ela foi criada e ainda algumas curiosidades sobre o estandarte que representa o estado.

Em primeiro lugar, a Paraíba é um dos nove estados que formam a região nordeste do Brasil. Atualmente a unidade federativa tem uma população de mais de 4 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE [1]. Sendo, dessa maneira, com seus mais de 56 milhões de metros quadrados de território, o 13º estado mais populoso do país.

O estado faz fronteira com outros três da região, sendo eles, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. O nome Paraíba, seria derivado de duas palavras indígenas, sendo pa’ra, para significar rio ou mar e a’iba para significar ruim ou difícil de invadir. Veja aqui um pouco da história da criação da atual bandeira do estado.

História da bandeira da Paraíba

A atual bandeira da Paraíba foi adotada em 25 de setembro de 1930, por um decreto estadual. Mas ela só foi oficializada em 26 de julho de 1965, 25 anos depois de ter começado a ser utilizada.

O significado da bandeira da Paraíba é fundamentado numa posição política

A palavra estampada nessa bandeira vem do verbo negar, em oposição ao governo da época (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

A bandeira atual foi criada e adotada pela Aliança Liberal, um sistema político que surgiu no local, para fazer frente contra o novo presidente do Brasil da época. A Aliança discutia a indicação, que era feita através da política de café com leite.

Antes desta nova bandeira começar a ser usada, o estado passou sete anos, sem um símbolo do tipo que o representasse. Isso porque a antiga bandeira do estado da Paraíba foi usada apenas por 15 anos, entre 1907 e 1922.

O estandarte do estado foi feito com as cores preto e vermelho, que fazem alusão ao ex-governador, que hoje dá nome a capital da Paraíba, João Pessoa. Elas significam o luto e a união contra o novo presidente da república.

Veja também: Conheça a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) [2]

Significado das cores na bandeira da Paraíba

A bandeira da paraíba é formada principalmente pelas cores preto e vermelho. Sendo um terço do estandarte preto e os outros dois terços em um vermelho vivo.

Estas cores foram usadas pela Aliança Liberal para representar a insatisfação com o governo da época. O preto representa o luto pela morte do ex-governador do estado, João Pessoa, que foi assassinado no Recife, capital pernambucana em 1930.

Já o vermelho pode significar duas coisas, o sangue de João Pessoa, após ter sido assassinado, ou ainda a insatisfação da Aliança com a indicação do novo presidente Washington Luís.

Por conta deste significado político, existem alguns movimentos que buscam alterar o nome da capital do estado e a bandeira para os que eram antes de 1930. Com, inclusive, a atuação de várias ONGs, desde 2009. Isto porque, muitas pessoas não se sentem representadas pela bandeira do estado. Já que ela foi feita em homenagem de uma única pessoa.

O que está escrito na bandeira e o que significa?

Na parte vermelha do estandarte da Paraíba, aparece escrito em letras brancas, a palavra Nego. Esta palavra vem do verbo negar e representa o sentimento político do estado na época. Isso por causa da influência da Aliança Liberal.

Até 1965, quando a bandeira foi oficializada, a palavra era escrita com um acento agudo no ‘E’. Facilitando, dessa forma, a leitura e entendimento de todo o contexto por trás da palavra.

O estado da Paraíba é o 13º mais populoso do Brasil

Imagem panorâmica de João Pessoa, capital da Paraíba (Foto: Reprodução | Alessandro Assunção/Portal Correio)

Qual era a antiga bandeira da Paraíba?

A bandeira da Paraíba nem sempre foi a vermelha e preta atual. Entre 1907 e 1922, o estandarte utilizado para representar o estado era um brasão amarelo e azul. Esse brasão ficava no meio de um fundo branco com listras verdes.

No meio do brasão, que ficava no centro da bandeira, estava escrito a data 5 de agosto de 1585. Este é tido com o ano da fundação da capital do estado, que hoje se chama João Pessoa. Contudo, quando a cidade foi fundada por colonizadores portugueses, foi batizada de Cidade Real Nossa Senhora das Neves.

Veja também: Conheça a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) [3]

História da cidade de João Pessoa

A atual cidade de João Pessoa, que é a capital da paraíba foi fundada oficialmente em 5 de agosto de 1585. Sob o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, que manteve por três anos.

Já em 1588, o nome do município foi alterado para Filipeia de Nossa Senhora das Neves. Esse nome foi dado em homenagem ao rei Filipe da Espanha e de Portugal.

Em 1634 houve uma nova mudança no nome da cidade, que passou a se chamar Frederikstad, por conta da invasão holandesa ao litoral nordestino. Já entre os anos de 1654 e 1930, a cidade foi chamada de Parahyba do Norte.

O nome foi alterado novamente em 1930 em homenagem à João Pessoa, ex-governador e político influente da época. Já que ele foi assassinado naquele mesmo ano, em Recife, em 1930 após negar apoio ao presidente da época. Dessa maneira, se tornando um símbolo para a Aliança Liberal.

Ainda em 1930 houve a revolução de 30, que depôs o presidente da época, Washington Luiz e levou ao poder Getúlio Vargas. A cidade de João Pessoa é hoje a mais populosa do estado, com mais de 800 mil habitantes.

Brasão da Paraíba

Um outro símbolo usado para representar o estado da Paraíba, geralmente em documentos oficiais, é o brasão da Paraíba. O brasão é o símbolo heráldico, ou seja, usa de imagens para representar determinadas famílias. No caso da Paraíba, estes símbolos representam a identidade do estado.

No brasão de armas existe uma faixa com a data da fundação da capital, João Pessoa

Brasão de armas do estado da Paraíba (Imagem: Reprodução | Governo da Paraíba)

O brasão, que é utilizado até hoje, foi criado entre os anos de 1912 e 1915, com o presidente, que hoje é o equivalente ao governador, Castro Pinto.

O Brasão é composto por vários símbolos que representam a identidade do estado, como os ramos de algodão e de cana-de-açúcar. Esses dois são importantes, já que representam a principal economia da época.

Outra simbologia importante do Brasil é o desenho que fica no meio dele, que mostra um homem com um rebanho e um Sol no amanhecer. O homem com  rebanho representa o sertão e o sol, o litoral do estado. Há também uma faixa com a data da fundação da cidade de João Pessoa. Esta faixa faz um laço com os ramos de cana e de algodão representando, dessa forma, a união.

Veja também: Complexo regional do Nordeste [4]

Bandeira da Paraíba e seus significados

A bandeira que representa, desde 1930, o estado da Paraíba é considerada a de maior influência política do país. Representando, dessa maneira, alianças e insatisfações da época.

Por este motivo, existe até hoje, grupos e coletivos que buscam a mudança da bandeira, para a que era usada até 1930. Outra reivindicação atual, é a mudança do nome da capital, que passaria novamente a se chamar Parahyba do Norte.