Bandeira de Alagoas: Significado e informações

A bandeira desse estado foi inspirada no lema da Revolução Francesa: igualdade, liberdade e fraternidade

Veja nesse post você confere informações sobre a Bandeira de Alagoas: Significado, história e o que representa cada símbolo. Além disso, descubra quando foi criado o símbolo atual que representa todo o estado e como eram os anteriores.

Antes de mais nada, Alagoas faz parte da região nordeste. Sendo um dos nove estados que compõem esta parte, que é a terceira maior do Brasil e a maior em número de estados. O estado possui mais de 27 milhões de metros de quadrados de território. De acordo com os dados do IBGE, o estado hoje possui uma população de mais de 3 milhões e 300 mil habitantes.

Outro fato interessante é que, até 1817, o território fazia parte da capitania de Pernambuco. Se tornando independente por uma punição do rei de Portugal após revoltas contra a coroa em solo pernambucano.

A atual bandeira passou a ser usada em 1963, quando foi criada. Antes disso, o estandarte usado era o que foi criado em 1894. Outro símbolo usado para representar o estado é o brasão, que também foi estabelecido em 1963.

História da bandeira de Alagoas

A bandeira atual do estado de Alagoas foi criada por meio de uma lei estadual, em 23 de setembro de 1963, juntamente com o brasão de armas. Ambos, são usados em documentos e representam oficialmente o estado.

Bandeira atual do estado de Alagoas

A bandeira de Alagoas foi criada em 1963 e ressalta os símbolos do estado (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Até 1963 não havia nenhuma lei oficial que instituísse a bandeira do estado. Dessa maneira, até a criação da lei, foi utilizado o estandarte, criado em 1894. Esta bandeira era o antigo brasão de armas, em um fundo vermelho e branco, que representava as bandeiras usadas nos navios.

Atualmente, a bandeira de Alagoas é inspirada no estandarte francês, mostrando as cores da revolução francesa: vermelho, branco e azul. No centro está o brasão usado atualmente, que foi criado pelo Professor Théo Brandão, em 1963.

As cores escolhidas não foram por acaso, já que o lema do estado é respeitar e manter a igualdade, liberdade e fraternidade. Esse foi o lema da revolução francesa, que depôs a monarquia.

Significado das cores na bandeira de Alagoas

A bandeira do estado do Alagoas é um retângulo dividido igualmente em três cores: vermelho, branco e azul. Essas cores foram inspiradas na bandeira da França e fazem alusão a revolução que ocorreu no país.

Veja também: Bandeira da Paraíba: Significado e informações

Dessa maneira, igualmente ao país que serviu de inspiração, os ideais do estado do Alagoas são a liberdade, a igualdade e a fraternidade. As cores e desenhos do brasão do centro também simbolizam os ideais e história do estado. Representando a sua economia e primeiras cidades, além dos símbolos naturais de Alagoas.

Significado dos símbolos que aparecem na bandeira

Outro ponto importante e significativo da bandeira de Alagoas é o símbolo que ela traz no centro. Este símbolo é o brasão de armas, que foi criado junto com ela em 1963. O símbolo foi pensado na heráldica brasileira para representar tudo que simboliza o estado.

Só para exemplificar, a estrela de cinco pontas que aparece no topo, é um símbolo comum nos brasões brasileiro, e serve para representar que o estado é uma unidade federativa do Brasil. Outro ponto importante é o desenho dos três peixes, do tipo tainha, para representar não só os três maiores lagos do estado, bem como a pesca, principal fonte de riqueza para o local.

Qual era a antiga bandeira de Alagoas?

O estado do Alagoas já teve duas bandeiras, antes da atual. Ambas são consideradas não-oficiais, já que não existia nenhuma lei na época para definir um símbolo estadual. Em primeiro lugar existiu a bandeira da província de Alagoas, entre 1821 e 1889.

Esta bandeira não era oficial e era representa por um retângulo divido ao meio entre as cores vermelho e branco. Este estandarte foi inspirado nas bandeiras que eram usadas nos barcos e que serviam para mostrar onde eles haviam sido construídos.

Veja também: Conheça a Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Bandeira antiga do estado de Alagoas

Essa era a bandeira antiga do estado de Alagoas, usada entre 1821 e 1889 (Foto: Reprodução | CFCP)

Em 1894 foi adicionado na antiga bandeira um brasão para trazer a identidade do estado. Ele mostrava um trem, seguindo por uma paisagem às margens de uma lagoa e uma representação do Rio São Francisco. O símbolo, que foi criado já na república, foi abolido pela constituição de 1937, junto com todos os outros símbolos estaduais.

Os dois símbolos foram trocados em 1964. Dessa maneira, instituindo uma nova imagem estadual, que representa as lutas e identidade do território.

Brasão do estado de Alagoas

O brasão de armas atual e que aparece no centro da bandeira de Alagoas, foi criado em 1964 pelo professor Théo Brandão. O brasão simboliza as três vilas que deram origem ao estado: Vila de Alagoas, Porto Calvo e Penedo.

Ao redor aparecem ramos de algodão e de cana-de-açúcar. Eles são para lembrar a principal economia da história do território alagoense.

Os peixes que aparecem sobrepostos na parte de cima do brasão, são tainhas. Uma espécie comum, geralmente encontradas nos lagos e rios da região. Desse modo, elas servem para representar a pesca, já que por muito tempo, as águas foram a principal fonte de riqueza da região.

Os peixes também foram usados para representar os três maiores lagos de água doce do estado. Que são chamados de Mundaú, Lagoa Maguaba e a Lagoa de jequiá.

A estrela que aparece sobre o brasão tem dois significados. O primeiro, é uma tradição brasileira e representa que o território é uma unidade federativa reconhecida. Em segundo lugar, o símbolo faz uma alusão ao hino de Alagoas, que diz que a região é uma estrela que reluz pelas manhãs.

Veja também: Bandeira do Ceará: Significado e informações

Em último lugar, o rio que aparece no brasão, representa as águas do Rio São Francisco. Já que, ele traz vida e riqueza para a região pelas suas águas.

Significados da bandeira de Alagoas

A bandeira que representa o estado do Alagoas, traz vários significados importantes desde a sua criação. Desde a criação a lei estadual, que estabeleceu o estandarte atual, ficou claro que a bandeira não foi criada apenas com o símbolo da revolução, como é o caso da bandeira que serviu de inspiração.

Isso porque, o brasão no centro serve para representar as raízes da fundação e criação da identidade do povo alagoando. Enaltecendo as suas origens e suas principais fontes de riqueza ao longo da história.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio.