Bandeira do Ceará: Significado e informações

Nesse post você vai conhecer mais sobre a bandeira do Ceará, os significados e informações variadas sobre símbolos, cores e formatos adotados, bem como a história por trás da sua criação. Veja também algumas curiosidades e as alterações que sofreu ao longo dos anos. Acompanhe isso e muito mais a seguir!

O Ceará é um dos nove estados brasileiros que fazem parte da região nordeste. Ele possui uma área de mais de 148 milhões de metros quadrados de extensão. Desse modo, faz fronteira com outras unidades federativas da região. Os estados que fazem divisa com o Ceará são, o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí e Paraíba.

Atualmente o estado é o oitavo mais populoso do Brasil e segundo da região nordeste, com mais de 9 milhões de habitantes, de acordo com dados do IBGE. A capital do estado, Fortaleza, é considerada a quinta mais populosa do país, totalizando mais de 2 milhões e 500 mil habitantes. 

A bandeira utilizada atualmente para representar o estado do Ceará foi criada em 1922 por um comerciante da região. O estandarte sofreu várias alterações ao longo dos anos, a mais recente aconteceu em 2007, com a mudança no brasão por uma lei estadual.

História da bandeira do Ceará

A atual bandeira do Ceará foi criada pelo comerciante João Tibúrcio Albano. Foi apenas em 25 de agosto de 1922 que o presidente do estado na época, Justiniano de Serpa, assinou um decreto transformando o símbolo em bandeira estadual. O cargo de presidente era o equivalente ao do governador.

O significado da bandeira do Ceará tem relação com as riquezas e cultura da região

Essa bandeira se assemelha muito com a bandeira nacional (Imagem: Reprodução | Wikimedia Commons)

Em 1967 a bandeira passou por outra modificação. Dessa vez, o governador do estado assinou uma lei que definia a padronização da bandeira. Garantindo, dessa forma, que em todos os locais, o estandarte teria as mesmas proporções.

As cores usadas na bandeira atual são o verde, o amarelo e o branco. O que a faz ser parecida com a bandeira nacional, incluindo a sua forma, que é um fundo verde com um losango amarelo sobreposto. Ao centro, um círculo na cor branca guarda o brasão do estado.

Significado das cores da bandeira

As cores da bandeira do Ceará são cheias de significados. Assim como acontece com a bandeira nacional, as cores do estandarte do Ceará foram usadas como representação das riquezas naturais da terra.

Desse modo, existe o retângulo verde-folha que serve para representar as matas existentes no estado. O losango em amarelo significa as riquezas naturais, principalmente o ouro, que já foi o principal comércio da região.

Logo depois existe o círculo branco, que representa a paz e no centro fica o brasão. Este, usa símbolos da heráldica, a ciência que usa desenhos para representar características e tradições brasileiras.

Desde 1967, é descrito por uma lei estadual, qual a distância exata que todos estes componentes devem estar um do outro.

Veja também: Conheça a Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Como eram as antigas bandeiras do Ceará?

Até chegar a bandeira atual, o Ceará já teve outros três estandartes. A atual, que foi criada em 1922, sofreu mudanças em 1967 e novamente em 2007. Contudo, não houve alteração drástica desde a sua adoção.

A primeira bandeira é datada de quando a região era uma província e foi utilizada até 1922. Ela era representada por um retângulo dividido em quatro partes e nas cores branco, vermelho e azul.

No estandarte, uma das quatro partes que estava em vermelho ficava a diagonal da outra parte, também em vermelho. As duas partes restantes eram na cor branca. Esta bandeira é considerada não-oficial, já que, mesmo sendo utilizada, não houve nenhuma lei que adotasse isto formalmente.

Em 1922, a bandeira passou a ser já nas cores atuais, porém sem um tamanho definido. A nova mudança ocorreu em 1967, com um decreto do governado que adotou as medidas padrões. Trazendo, desse modo, uma nova alteração no estandarte.

Em 2007, houve a alteração mais recente. Onde, novamente por uma lei estadual, houve uma alteração do brasão que fica no centro da bandeira. Adicionando outros símbolos para representar a identidade do estado do Ceará.

O antigo brasão mostrava sete estrelas, representando as regiões do estado, um pássaro representando a liberdade e o Sol, simbolizando o litoral do estado.

Como é e qual o significado do Brasão do Ceará?

O brasão de armas atual foi criado em 2007 após algumas modificações em relação ao que era usado desde 1922. O brasão é um termo que surgiu a partir dos escudos usados como armas e é utilizado na heráldica, para representar uma família. No caso dos estados brasileiros, os símbolos representam o orgulho e honra de cada região.

Na bandeira do Ceará o mar e a jangada estão representados

Fortaleza é a capital do Ceará e comporta a oitava maior população do Brasil (Foto: depositphotos)

Veja também: Complexo regional do Nordeste

A figura é um escudo com as sete estrelas que representam as mesorregiões do estado. Elas foram mantidas da versão anterior do desenho. O pássaro, que na versão antiga era uma pomba, hoje se assemelha a uma andorinha e representa a liberdade.

Este símbolo é importante pois representa o pioneirismo na abolição da escravatura, na antiga cidade de Acárape, que hoje se chama Redenção.

Também representado no brasão está o farol do Mucuripe. Esta foi uma fortaleza construída entre os anos de 1840 a 1846, na atual capital do estado, que se chama Fortaleza.

Os elementos espalhados pela imagem ainda representam os quatro elementos. Sendo o sertão e a árvore de carnaúba, a terra. O pássaro e as serras são usados para mostrar o ar, a água está incluída através do mar e da jangada. Em último lugar está o fogo, sendo representado pelo Sol ardente.

Todas essas imagens estão dentro de um escudo na cor verde, com as estrelas das regiões do lado esquerdo.

Os significados da bandeira do Ceará

A bandeira do estado do Ceará é a que mais se assemelha com a que representa o Brasil. Desse modo, ela foi feita para demonstrar o orgulho nacional das pessoas daquela região. Além de representar através das cores e desenhos, os símbolos que representam o estado.

Veja também: Conheça a Universidade Federal do Ceará (UFC)

Desse modo, as fontes de riqueza e belezas naturais da unidade federativa estão espalhadas, não só na bandeira, como também no escudo de armas que é utilizado até os dias de hoje.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio.