Benefícios de desenhar 

Além de estimular o hemisfério direito do cérebro, desenhar pode ser um ótimo hobbie para amenizar o estresse do dia a dia

Uma das coisas que crianças são instigadas a fazer desde muito novas é desenhar. A atividade pode ser tão prazerosa que, até mesmo depois de adultas, algumas pessoas continuam desenhando, seja por hobby ou transformam o hábito em profissão.

O ato de desenhar, que pode não ser levado a sério por algumas pessoas, é uma importante ferramenta de aprendizado e pode trazer vários benefícios.

Quais são os benefícios de desenhar?

Pode parecer uma ação banal para alguns, mas o ato de desenhar estimula o hemisfério direito do cérebro, região responsável pelas ações emocionais, sensoriais, intuitivas e abstratas.

Além de servir como uma atividade para passar o tempo, desenhar ajuda a desenvolver habilidades ligadas à criatividade, percepção e demais atividades ligadas ao hemisfério cerebral.

Os benefícios de desenhar vão além de estimular o lúdico das crianças

O hábito pode relaxar a mente, prevenindo doenças emocionais (Foto: depositphotos)

Em consequência do constante estímulo dessa região, algumas ações, como a maneira que objetos, pessoas ou até mesmo obras de arte são observadas e interpretadas de maneira mais perspicaz.

Além disso, por desenhar ser uma das formas mais primitivas de expressão, seu exercício torna as outras formas de comunicação do ser humano ainda mais fáceis e bem executadas.

Benefícios para a saúde

Mas afinal de contas, será que desenhar beneficia de alguma maneira direta a nossa saúde? Bom, não há necessariamente comprovação científica sobre o ato de desenhar atuar de modo a garantir mais saúde física, na verdade essa associação acontece de forma indireta.

Veja tambémBenefícios da leitura

Poucas coisas estão mais presentes no cotidiano das pessoas do que o estresse. Infelizmente, esse sentimento pode ser o gatilho para o desenvolvimento de diversas doenças causadas por imunidade baixa.

Além disso, o estresse pode provocar enxaquecas, gastrite, obesidade, ansiedade e até mesmo depressão.

Desenhar, por ser um hobbie que estimula o lado emocional, pode ser um ótimo aliado para manter a mente saudável e longe de sentimentos negativos que, ao contrário do que muitos pensam, podem sim interferir na nossa saúde física.

Desenho como profissão

Apesar de normalmente ser visto como brincadeira de criança, desenhar pode sim ser coisa de adulto. Podendo atuar em vários segmentos, o desenhista pode buscar as áreas mais clássicas, como a pintura de quadros e demais artes plásticas, até profissões de nível acadêmico, como comunicação visual e arquitetura.

Veja tambémDescubra como escrever em letra cursiva. Treine seguindo essas dicas

Além disso, há também profissões surgidas recentemente que são ligadas ao desenho, porém, fazem uso das tecnologias mais recentes, como a computação gráfica, ilustração digital e web designer.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.