Benefícios de estudar matemática

A disciplina ajuda a desenvolver a lógica e a aplicá-la em diferentes situações do cotidiano

Uma das matérias escolares que mais dividem opiniões quando o assunto é preferência é a matemática. Para uns ela simboliza satisfação, para outros tortura. Gostando ou não, ninguém pode negar a importância da “ciência dos números” não só dentro, como fora do ambiente escolar.

Muito além de boas notas nas avaliações, a matemática e todos os seus cálculos mirabolantes, porém lógicos, podem trazer ótimos benefícios e vantagens para a vida do estudante.

Mas que tipo de vantagens estudar matemática traria para alguém?

Benefícios trazidos pela matemática

Um dos benefícios de estudar matemática é aumentar a concentração

Melhora do raciocínio e da concentração são algumas vantagens (Foto: depositphotos)

Quando se fala em utilizar a matemática no cotidiano, muitos imaginam apenas o superficial, como pagar uma conta ou fazer compras em um supermercado. Felizmente o que é proporcionado não é tão resumido assim.

Quando começam a aprender a matemática, as crianças começam contando objetos simples, como frutas ou palitinhos. Com o tempo, elas passam a lidar com símbolos numéricos e com a prática, não sentem mais a necessidade de se orientar através de itens.

É por meio desse tipo de intelectualização que somos capazes de aprender cálculos, mas como já foi sugerido acima, esse é apenas uma das várias vantagens do aprendizado dessa disciplina.

Veja tambémSaiba como calcular a porcentagem de um valor

Melhorar o raciocínio lógico

Não precisa ser um grande entendedor de matemática para entender que essa ciência é pura lógica, o que não significa que lógica seja apenas matemática.

Um argumento, para fazer sentido e poder ser sustentado, precisa ter um embasamento lógico, caso contrário, não fará sentido.

O estudo da matemática ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e consequentemente, desenvolver a lógica e aplicá-la em diferentes situações do cotidiano.

Desenvolvimento e entendimento de tecnologias

Celulares inteligentes, super computadores e até pequenos robôs que fazem pequenos serviços domésticos deixaram de ser uma utopia e já são uma realidade. Quem não fica maravilhado com esse tipo de tecnologia?

Veja tambémAprenda como converter minutos em horas

Algumas pessoas se interessam tanto por esse tipo de coisa que decidem trabalhar com esse tipo de criação que tem muita matemática envolvida.

Até mesmo para aqueles que não pretendem trabalhar com isso, o conhecimento em matemática ajuda a entender melhor como essas invenções funcionam e consequentemente, a tirar o máximo proveito dessa tecnologia.

Concentração

Um dos motivos pelos quais muitos detestam a matemática se dá pela dificuldade em aprender as suas operações.

De fato, a disciplina não é algo simples e um dos fatores essenciais para o seu aprendizado é a concentração. Afinal de contas, não dá para entender como se resolve um cálculo parando no meio da operação e tentando voltar de onde parou algum tempo depois.

Estudar matemática com periodicidade ajuda a melhorar a concentração em qualquer atividade, seja ligada a cálculos ou não.

Mercado de trabalho

É muito comum ouvir alunos que não gostam de números afirmarem que pretendem escolher um curso da área de humanas ou biológicas com o argumento de que nunca mais vão estudar matemática.

Veja tambémBenefícios de desenhar  

Infelizmente, boa parte dessas pessoas, assim que entram em uma universidade acabam se surpreendendo quando percebem que vão ter que estudar disciplinas que envolvem números.

A matemática é mais importante para as relações do que muitos julgam, ou pelo menos do que gostariam.

Apesar da falta de interesse, é sempre bom estudar para dar aquela refrescada na memória, uma vez que a matemática pode vir a ser útil quando menos se espera.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.