,

Benefícios de estudar à noite

Seja por uma escolha pessoal ou por falta de horários disponíveis durante o dia, muitas pessoas acabam optando por estudar à noite. 

Debates sobre qual seria o melhor horário de se estudar cercam os ambientes estudantis, principalmente aqueles em que envolvem estudantes que estão se preparando para o vestibular ou já ingressaram no ensino superior.

Mas afinal de contas, existe uma parte do dia que seja melhor para estudar? Quais os benefícios de estudar à noite?

Existe horário certo para estudar?

Não existe nenhum consenso ou prova científica sobre a existência de um horário ideal para os estudos. Recomenda-se que cada um escolha uma parte do dia que se sente melhor e que julgue adequado de acordo com suas atividades e preferências.

É preciso levar em consideração em qual período do dia você mais rende (Foto: depositphotos)

Apesar do que foi citado acima, obviamente existem diversas vantagens e desvantagens de se fazer determinadas atividades em cada parte do dia. Estudar à noite não é diferente.

Vantagens de estudar durante à noite

Ao contrário da manhã, que é quente e energética, a noite é calma e silenciosa, o que, para alguns, a transforma em um ambiente propício para o aprendizado.

De fato, o silêncio é um ótimo aliado no momento de fazer uma atividade que exige concentração e foco. Afinal de contas, poucas coisas tiram a concentração melhor do que a poluição sonora do dia a dia.

Veja também: Como estudar para concurso público de forma proveitosa

Preguiça

Uma das desvantagens de estudar durante a manhã, que é superada por quem opta pelo período noturno, é a moleza e preguiça matinal.

Apesar do cansaço físico e mental, durante a noite a mente está mais alerta, o que contribui para a absorção de novos conhecimentos.

Funcionamento do cérebro

Além do merecido descanso, o sono é o momento em que o corpo acha propício fazer determinadas atividades que não seriam tão bem aproveitadas, enquanto acordado.

É durante o sono que o cérebro realiza remodelações nas conexões entre os neurônios e consolida as informações absorvidas. Estudos mostram que dormir após treinar qualquer atividade cognitiva, aumenta consideravelmente o rendimento. Se for utilizar esse método, é importante não confundir estudar antes de dormir com estudar com sono.

Veja tambémComo estudar inglês pelo celular?

Desafios

Apesar de parecer bem vantajoso estudar durante à noite, o período noturno também tem os seus desafios, sendo os principais deles a luta contra o cansaço físico e mental.

Felizmente, isso não precisa ser um obstáculo para impedir quem queira optar ou já seja adepto de continuar estudando durante o período noturno. Há várias dicas e pequenas mudanças na rotina que podem fazer a diferença e transformar a noite em um ótimo momento de aprendizado.

Dicas para estudo à noite

Se acostumar a estudar durante a noite pode não ser uma tarefa tão fácil à princípio. Uma ação que pode facilitar a atividade, é construindo uma rotina de estudos.

Ao seguir uma rotina de estudos, o corpo acaba se acostumando a fazer esse tipo de atividade durante a noite, o que vai melhorar o seu desempenho e o rendimento.

Durma bem

Estudar durante o período da noite não significa menos horas de sono. Dormir bem é algo vital para a saúde do nosso corpo e como dito acima, pode ajudar a tornar as horas de estudo mais bem aproveitadas. Além disso, é importante planejar e dividir o tempo para estudo e para descanso. É muito fácil perder a noção do tempo no período noturno e isso pode acabar prejudicando a rotina de atividades.

Preze por seu local de estudos

Não tente estudar deitado ou de modo que possa perder sua concentração dos estudos. Conforto é importante sim, mas é preciso manter o foco e ter cuidado para não acabar dormindo. Se tratando da parte do dia mais escura, é importante se atentar em escolher um local com uma boa iluminação para os estudos noturnos.

Veja tambémAprenda como escolher um bom local para estudar

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.