Biografia de Albert Einstein

Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, no dia 14 de março de 1879. Em seus primeiros anos escolares, Einstein aprendia vagarosamente e não se destacava em nenhum aspecto. Aos dez anos de idade, Albert ingressou no Luitpold Gymnasium, instituição de ensino onde se interessou bastante por geometria e álgebra. Aos 21 anos, no ano de 1900, Einstein graduou-se em Física, no Instituto Politécnico de Zurich, com notas bem elevadas.

Biografia de Albert Einstein

Foto: Reprodução

A investigação do estado do éter em campo magnético

Em 1901, escreveu o seu primeiro artigo científico, intitulado “A investigação do estado do éter em campo magnético”. No mês de fevereiro deste mesmo ano, recebeu a naturalização suíça. Em janeiro de 1903, Einstein casou-se com Mileva Maric. No ano de 1905, Albert Einstein publicou em um dos mais antigos e conhecidos periódicos sobre Física, o “Annalen der Physik”. Os trabalhos tratavam de temas como a eletrodinâmica, dimensões moleculares, o fenômeno fotoelétrico, a equivalência entre a massa inerte e a energia, além dos primeiros esboços da Teoria da Relatividade, estudos que se tornariam fundamentais para a Física Moderna. O talento do físico foi reconhecido após a publicação desses artigos.

Universidade de Zurich

Em 1909, aos 30 anos de idade, Einstein tornou-se professor da Universidade de Zurich e, no ano seguinte, começou a lecionar na Universidade de Praga. Em 1912, ocupou a cadeira de Física na Escola Politécnica Federal da Suíça.

No ano de 1914, foi nomeado professor da Academia Prussiana de Ciências e diretor do Kaiser Wihelm Institut. Em 1915, completou e enunciou o seu trabalho sobre a Teoria Geral da Relatividade e, no ano de 1921, Albert Einstein recebeu o Prêmio Nobel de Física.

Princeton

Em 1932, por causa do nazismo que estava para controlar toda a Alemanha, Einstein se viu obrigado a deixar Berlim, renunciou aos seus cargos e partiu para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde ingressou no Instituto de Estudos Avançados de Princeton. O físico recebeu a cidadania norte-americana no ano de 1940. Em 1945, Einstein encerrou a sua carreira nas universidades, passando a ocupar o seu tempo colaborando com revistas científicas e tocando o seu violino.

Albert Einstein foi recebido no Brasil pelo então presidente Artur Bernardes, tendo realizado conferências e feito visitas a universidades e institutos de pesquisas. O físico Albert Einstein faleceu de aneurisma no dia 18 de abril de 1955, em Princeton.

O trabalho de Einstein

Albert Einstein foi um dos maiores gênios da humanidade, tendo desenvolvido a Teoria da Relatividade, estabelecido a relação entre massa e energia e formulado a equação mais famosa do mundo: E=mc².