Biografia de Geraldo Alckmin

Em 2018 Geraldo Alckmin tenta pela segunda vez o cargo de presidente do Brasil

Geraldo Alckmin, cujo nome completo, é Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, nasceu em Pindamonhangaba, em 7 de novembro de 1952. Neste artigo, você conhecerá a biografia do político que tem mais de 40 anos de ocupação de cargos públicos no Brasil.

Político desde os 19 anos, ele é médico, e já foi vereador, prefeito, deputado estadual, federal, vice-governador e governador. Sempre pelo estado de São Paulo. Disputou a presidência em 2006 e em 2018. Confira agora informações oficiais da Biografia de Geraldo Alckmin.

Biografia de Alckmin: vida pessoal

Geraldo Alckmin nasceu em 7 de novembro de 1952 em Pindamonhangaba, em São Paulo. Filho do veterinário, Geraldo José Rodrigues Alckmin, e da professora, Míriam Penteado, ambos já falecidos.

Seu nome é fruto de uma promessa religiosa feita por sua avó que iniciou a tradição de dar nome aos filhos de Geraldo depois de gestações complicadas.

Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin ingressou na vida política desde os 19 anos (Foto: Reprodução | Agencia Brasil)

Assim, o pai de Alckmin também era Geraldo, assim como o seu tio. De certo, seu pai quis dar continuidade à tradição e colocou no menino, que se tornaria político, também o nome do santo da Itália, São Gerardo Majella, uma forma também de homenagear a sua avó.

Desta forma, Geraldo seguiu a tradição e também colocou o mesmo nome no seu filho.

Veja também: Biografia de Bolsonaro

Infância e juventude

Geraldo passou parte da sua infância em uma fazenda em São Paulo, onde seu pai atuava como veterinário. Sua capacidade de negociar aflorou nessa época quando ele passou a vender ovos das granjas das fazendas com apenas 9 anos. Sua mãe faleceu em 1963, quando Geraldo tinha 10 anos. Vítima de bronquite.

Para superar a perda, Alckmin passou a se dedicar aos estudos e transformou as disciplinas de química e biologia suas prediletas. Foi quando decidiu-se por medicina e assim o fez. Em 1970, ele entrava para o curso da Faculdade de Medicina de Taubaté.

Dois anos depois, ele concorria ao primeiro cargo público de vereador, em plena ditadura militar. O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) era opositor à ditadura e foi por meio dessa sigla que Geraldo ocupou uma cadeira legislativa em Pindamonhangaba.

Assim sendo, ele passou a conciliar os estudos da medicina com a carreira política. Foram seis anos dedicados a ambas as carreiras. Com o passar do tempo, a medicina passou a ser somente a formação acadêmica, haja vista que a carreira política ganhou mais espaço na vida do paulista.

Família

Casou-se com Maria Lúcia, após 5 anos de namoro, em 1979. Seus filhos vieram: Sophia nasceu em 1980; Geraldinho, em 1981. Em 1984, nascia Thomaz. Esse último viria a falecer em 2015, em um acidente aéreo.

Carreira política

A carreira política de Geraldo Alckimin começou muito cedo. Ele tinha apenas 19 anos quando foi eleito vereador em 1972 em Pindamonhangaba, em São Paulo. Cerca de 10% dos votos válidos da cidade para esse cargo foram direcionados para ele. Foram 1.447 votos. Durante esse tempo, Alckmin conciliava os estudos na faculdade de medicina com o mandato legislativo e ainda dava aulas para reforçar o orçamento.

Veja também: Biografia de Fernando Haddad

Foi nessa gestão que Geraldo foi presidente da Câmara da cidade e, nas eleições posteriores, ele tornou-se chefe do Executivo municipal e com apenas 24 anos, ele era prefeito de Pindamonhangaba e também o mais jovem prefeito do Brasil.

Seu partido continuava sendo o MDB e foram nessas eleições de 1976 que o partido ganhou espaço no país frente à redemocratização.

Sobre esse período, Alckmin relembra no seu site oficial: “com essa experiência aprendi o quanto é importante e decisivo o prefeito fiscalizar as obras e serviços públicos pessoalmente. E eu fazia isso independentemente do horário. Naquela época, eu também já me preocupava com a transparência do governo, e cheguei a publicar prestações de contas com informações detalhadas sobre as metas e realizações da nossa gestão”.

Em 1982, tornou-se deputado estadual pelo estado de São Paulo. Essas foram as primeiras eleições livres, desde 1964, rumo à redemocratização do país. Foram 96 mil votos depositados em Geraldo. Ele participou ativamente do movimento das Diretas que pedia o fim da ditadura nacional.

Em 1986, Geraldo foi eleito como deputado federal. Nessa gestão, ele já pertencia ao PMDB. Durante esse mandato, ele foi vice-líder do partido que formulou a Constituição Cidadã de 1988. Em 1990, foi reeleito ao mesmo cargo.

Nesse período, foram 87 projetos de lei apresentados, entre eles o a criação do Código de Defesa do Consumidor.

Entre os anos de 1994 e 98 foi vice-governador dos dois mandatos de Mário Covas. Em 2000, Geraldo foi candidato a prefeito da cidade de São Paulo, vindo a ficar em terceiro lugar, nem chegando a concorrer ao segundo turno.

Iniciava-se assim um ciclo de perdas. Em 2006, disputou o cargo para presidente do Brasil, vindo a perder. Em 2008, mais uma vez candidatou-se a prefeito de São Paulo, saindo perdedor novamente.

Depois dessas perdas, Geraldo resolveu tirar um tempo para os estudos. O político ingressou na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em 2009, retornou a São Paulo para assumir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento de São Paulo.

No ano seguinte, era a vez da virada. Em 2010, ele tornou-se governador do estado de São Paulo no primeiro turno. O fato se repetiu em 2014, quando também foi eleito governador no primeiro turno. E, em 2018, concorre ao cargo de presidente.

Projetos de destaque de Geraldo Alckimin

No site oficial do político, há alguns destaques da atuação profissional de Alckimin. Conheça agora um breve resumo de ao menos duas áreas de atuação: a saúde e educação.

Saúde

O destaque dado pelo site oficial é o programa “Filho que ama leva o pai ao AME”. Ele foi criado para dar atenção à saúde da população com incentivo à saúde dos homens. De acordo com a assessoria entre os anos de 2011 a 2017, foram 16 novos hospitais em São Paulo, e outros 54 foram reformados ou ampliados. Além disso, 23 ambulatórios de especialidades.

Veja também: Biografia de Marina Silva

Além disso, houve a criação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, Programa Dose Certa, Programa Recomeço etc.

Educação

Na educação, o político liderou a criação de Programas como o Creche Escola em São Paulo, que criou 295 creches, ampliou em 90% o número de escolas de Ensino Integral e criou mais Etecs (Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).

Homenagens

Alckmin ganhou o título de doutor honoris causa em 2001, pela Universidade de Taubaté; em 2002, concedido pela FECAP; em 2003, concedido pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; e em 2011, concedido pela Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.