Biografia de São Francisco de Assis

Um dos santos mais populares da Igreja Católica no mundo inteiro é o italiano São Francisco. Nascido em Assis em 1182, ele tem milhares de devotos graças ao seu apreço à natureza e aos mais pobres. Conheça a sua biografia.

Vida pessoal

São Francisco tinha uma família nobre. Seu pai era um comerciante rico e sua mãe filha abastarda de uma família da Provença Italiana. Assim, ele foi criado: muitas posses e com o mundo aos seus pés. No entanto, Francisco não sentia interesse pelos bens da família, apesar de usufruir dele durante boa parte da sua infância e juventude.

Conversão

Quando tinha 20 anos, São Francisco queria ir combater em uma guerra entre a sua cidade, Assis, e outro município chamado Perugia. Entretanto, ele caiu doente e não pode guerrear. Durante sua enfermidade, o mesmo ouviu um chamado que o conclamada a “servir ao amor e ao Servo”.

Biografia de São Francisco de Assis

Foto: depositphotos

Isso foi o ponta pé inicial para sua vida religiosa. A partir daí, ele começou a ir mais à igreja e a fazer orações. Em uma delas, quando ele estava na Igreja de São Damião, ele escutou o seguinte pedido vindo de um crucifixo: “Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas”.

Então, o santo entendeu que precisava fazer algo e vendeu suas coisas e passou a viver nessa igreja aos 25 anos.

Mas, seguir sua vocação não foi fácil. O primeiro opositor foi o seu pai que, inconformado, foi buscá-lo na igreja e o trouxe de volta para casa. Ele bateu no filho e o prendeu pelos pés com uma corrente. Porém, sua mãe o libertou e ele voltou novamente para onde considerava o seu novo lar.

Insistente, o seu pai regressou e exigiu que o mesmo renunciasse a sua herança caso insistisse em permanecer no templo religioso. Assim, Francisco o fez: renunciou aos bens familiares e protagonizou uma cena que ficou muito famosa ao se despir totalmente, em uma alusão explicita ao desapego a toda vida anterior. Seu pai recebeu as roupas do filho das próprias mãos de Francisco e ficou boquiaberto com a firmeza do jovem.

Missão

Algumas passagens da vida de São Francisco são famosas como a do dia em que ele encontrou um leproso na rua e o beijou. Depois disso, o santo passou a visitar e servir os doentes como um chamado do Espírito Santo. Assim também ele fazia com os mais pobres e necessitados, o que ele tivesse, ele compartilhava.

Em 1210, Francisco contava com 12 apóstolos que pregavam a busca pela santidade e penitência. Foi quando foi oficializada por Roma a Primeira Ordem dos Franciscanos.

Logo em seguida, nasceu a Ordem Segunda dos Franciscanos, chamada de as Clarissas, cuja liderança era exercida por Santa Clara de Assis, uma jovem que se encantou pelo discurso de São Francisco.

Amor aos animais

Essa fama de São Francisco de Assis vem da sua postura em relação à criação: para ele tudo que vinha de Deus era bom e deveria ser tratado com amor e dedicação, inclusive os rios, bichos e plantas.

Vida dedicada ao evangelho

Durante toda a sua vida, São Francisco de Assis pregou o evangelho na sua forma mais pura: elevando a pureza, pobreza e a devoção a Deus. Dois anos antes de sua morte, alguns frades testemunharam uma cena divina: durante uma oração, São Francisco de Assis recebeu a visita de um anjo que lhe deixou os estigmas iguais ao de Jesus Cristo quando foi crucificado.

Muito doente, ele morreu em 1226, apenas com 45 anos. Em 1228, ele foi canonizado pelo Papa Gregório IX, e em 1230, seu corpo foi transladado para a Basílica de Assis, na sua cidade natal.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.