Biografia do ministro do STF Edson Fachin

Luiz Edson Fachin é um dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal. Conheça alguns detalhes da biografia disponibilizados no site oficial do STF.

Luiz Edson Fachin formou-se em 1980 em direito pela Universidade Federal do Paraná, a UFPR. Em 1986, tornou-se mestre e, em 1991, doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC. O ministro fez pós-doutorado no Canadá e foi professor visitante do King’s College, do Reino Unido e pesquisador convidado do Instituto Max Planck da Alemanha.

Em 1991, iniciou seu trabalho como professor da UFPR onde permaneceu até tornar-se Ministro do Supremo.

Conheça mais sobre a história de Edson Fachin

Edson Fachin começou a atuar como advogado em 1980 e seguiu até o dia em que foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal. Entre os anos de 82 e 87 foi procurador jurídico do Instituto de Terras, Cartografia e Florestas do Estado do Paraná. Nesse tempo, também foi procurador geral do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o INCRA, em 1985.

Edson Fachin iniciou seu trabalho como professor da UFPR até se tornar Ministro do STF

Luiz Edson Fachin se formou em direito pela UFPR (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Entre anos de 1990 a 2006, foi procurador do Estado do Paraná.

Honrarias

O ministro Luiz Edson Fachin recebeu diversas homenagens e condecorações. Conheça algumas delas destacadas no site oficial do Supremo Tribunal Federal:

– Cidadão honorário de Curitiba, concedida pela Câmara Municipal, 1999; Homenagem pelos 25 anos de serviços educativos prestados a Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, concedida pela universidade – 2007; Medalha Comemorativa Comenda de Mérito “Des. Alceste Ribas de Macedo”, concedida pela Associação dos Magistrados do Paraná – AMAPAR – 2010; Homenagem aos Ex-Diretores do Setor de Ciências Jurídicas no ano do centenário da Universidade Federal do Paraná – UFPR, concedida pela universidade – 2012.

Veja também: Biografia do ministro do STF Roberto Barroso

– Ordem do Mérito judiciário do trabalho, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho, 2012; Moção de Louvor pela posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas, concedida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR – 2014; e Comenda do Mérito Judiciário do Estado do Paraná, concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – 2015.

Contribuições literárias

O atual ministro do Supremo Tribunal Federal deu diversas contribuições em obras literárias, confira algumas relacionadas no site do STF:
– 10 anos do Código Civil: o ser e o ter no direito de família a partir da aquisição pela permanência na morada familiar em LEAL, Pastora do Socorro Teixeira (Coord.). Direito civil constitucional e outros estudos em homenagem ao prof. Zeno Veloso: uma visão luso-brasileira de 2014;

– AIDS e saúde pública: responsabilidade em defesa da cidadania em VIEIRA, Tereza Rodrigues (Coord.). Bioética e sexualidade de 2004;

Veja tambémBiografia do ministro do STF Celso de Mello

– Altino Portugal Soares Pereira em KROETZ, Maria Cândida Pires Vieira do Amaral (Org.). Direito civil: inventário teórico de um século de 2012.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.