Biografia do ministro do STF Eros Grau

O magistrado deixou de representar a corte em 2010

O Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância do judiciário brasileiro. Ele é composto por 11 ministros, todos eles nomeados pela Presidência da República e aprovados pelo Senado Federal.

Muitos brasileiros já ocuparam essas vagas e hoje são respeitados pela contribuição significativa que deram ao nosso país. Eros Roberto Grau é um deles. Conheça agora alguns aspectos relevantes da sua biografia, que está disponível na íntegra no site do STF.

Biografia de Eros Grau

Vida Pessoal

Eros Roberto Grau nasceu em 19 de agosto de 1940, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, filho de Werner Grau e Dalva Couto Grau. Ele é bacharel em Direto pela Instituto Mackenzie.

Eros Grau foi um dos ministro do STF por seis anos

Eros Roberto Grau nasceu 1940, no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

O ex-ministro é casado com Tania Marina Stolle Jalowski Grau, formada em Filosofia pela PUC de Campinas. Tem dois filhos, Karin Grau-Kuntz, casada com Andreas Kuntz, e Werner Grau Neto, casado com Ana Beatriz Marchetto Grau. Deles, vieram três netos.

Vida Acadêmica

Eros Roberto Grau é doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Em 1977, exerceu a livre docência pela Universidade de São Paulo.

Em 1980, foi Professor Adjunto do Departamento de Direito Econômico e Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e, depois, tornou-se Professor Titular do Departamento de Direito Econômico e Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

O ex-ministro foi professor de graduação e pós-graduação nas seguintes instituições: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Mackenzie, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Ceará e Fundação Getúlio Vargas.

Veja também: Biografia do ministro do STF Edson Fachin

Ele também teve passagens significativas no exterior. Foi Professor Visitante da Faculté de Droit da Université Paris 1, da Faculté de Droit da Université de Montpellier, da Université du Havre e da Université de Cergy-Pontoise.

Vida profissional

Exerceu a advocacia, em São Paulo, de 1963 (ano da sua formatura) até ser nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal, em junho de 2004.

Experiências internacionais

Além de ser professor visitante em diversas instituições francesas, o ex-ministro Eros Roberto Grau os participou de eventos internacionais importantes na Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugual, Suíça, México, Uruguai e Venezuela.

Veja tambémBiografia do ministro do STF Dias Toffoli

Contribuições literárias

Eros Grau é autor dos livros: Planejamento econômico e regra jurídica, Revista dos Tribunais, São Paulo, 1978; Elementos de Direito Econômico, Revista dos Tribunais, São Paulo, 1981; Por que tenho medo dos juízes, 7ª edição refundida do Ensaio e Discurso sobre a Interpretação/Aplicação do Direito, Malheiros Editores, São Paulo, 2016.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.