Biografia do ministro do STF Marco Aurélio Mello

O Superior Tribunal Federal do Brasil é composto por 11 ministros. Eles são nomeados pelo Presidente do país depois de serem aprovados pelo Senado Federal. Marco Aurélio Mendes de Farias Mello é um deles. O notável tem um currículo muito extenso disponível no site oficial da instituição. Conheça agora alguns detalhes importantes da vida desse ministro.

Marco Aurélio Mendes de Farias Mello nasceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de julho de 1946. Seus pais são Plínio Affonso de Farias Mello e Eunice Mendes de Farias Mello.

Biografia do ministro Marco Aurélio Mello

Formação acadêmica

É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1973 e mestre em Direito Privado na mesma Faculdade, em 1982.

O ministro Marco Aurélio de Mello já ocupou o cargo de Presidente da República algumas vezes

Marco Aurélio de Mello nasceu no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Participou de inúmeros cursos de extensão e aprimoramento, entre eles: Seminário Internacional sobre Negociação e Relações de Trabalho da Confederação Nacional da Indústria e pelo Instituto Euvaldo Lodi; Curso Superior de Guerra da Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro e o Curso In Collective Bargaining in the United States da University of Wiscosin, nos Estados Unidos.

Experiência profissional

O ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello iniciou sua vida profissional estagiando no Gabinete do então Juiz Ederson Mello Serra, titular da 11ª Vara Cível do Estado da Guanabara. A partir disso seriam muitas experiências profissionais que lhe gabaritaram para ter o cargo que ele ocupa atualmente.

Veja também: Biografia do ex-ministro do STF Ayres Britto

Depois de advogar, ele tornou-se Juiz Togado do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região, no período de 1978. Em 1981, ele foi Ministro Togado do Tribunal Superior do Trabalho. Em 1990, ele foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Em 1999, o ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello foi eleito Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal. Em 2001, foi escolhido para a Presidência do Supremo Tribunal Federal. Dessa feita, ele teve a oportunidade de ocupar o cargo de Presidente da República algumas vezes. No período de 15 a 21 de maio de 2002, durante a viagem do Presidente Fernando Henrique Cardoso ao exterior, ele criou a TV Justiça.

Veja também: Biografia do ministro do STF Roberto Barroso

Honrarias e homenagens

O ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello foi admitido na Ordem do Mérito do Trabalho, no Grau de Grã-Cruz; na Ordem do Mérito Naval, no Grau de Comendador; recebeu a Medalha Epitacio Pessoa, a Medalha Roquete Pinto, a Placa de Prata do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, a Placa de Prata do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região etc.

Além disso, ele é “Doutor Honoris Causa” pela Uniesp e recebeu do Rotaru Club de Prudente de Morais, o Diploma de Honra ao Mérito. Confira a biografia completa o ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello no site do Supremo Tribunal Federal.

Veja também: Biografia do ministro do STF Edson Fachin

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.