Biografia do ministro do STF Nelson Jobim

O bacharel nasceu em 12 de abril de 1946, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul

Entre os ministros que já passaram pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, o STF, está Nelson Jobim. O notável foi aprovado pelo Senado Federal e nomeado como ministro para a mais alta corte do país no ano de 1997. Conheça uma parte da biografia dele disponibilizada pelo site oficial do Supremo Tribunal Federal.

Vida Pessoal do Ministro Nelson Jobim

Nelson Azevedo Jobim nasceu em 12 de abril de 1946, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, filho de Hélvio Jobim e D. Namy Azevedo Jobim.

Vida Acadêmica

O ministro é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Nelson Jobim nasceu em 12 de abril de 1946, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul

O ex-ministro deixou o cargo no amo de 2011 (Foto: Reprodução | Agência Brasil)

Foi professor adjunto do Departamento de Direito da UFSM/RS em Direito Processual Civil, Introdução ao Direito e Filosofia do Direito e professor da Escola Superior de Magistratura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul. Também lecionou na Escola Superior do Ministério Público da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul e é professor adjunto da Fundação Universidade de Brasília.

Vida Profissional

Advogou e foi presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Maria-RS e Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio Grande do Sul.

Veja também: Biografia do ministro do STF Celso de Mello

Vida pública

O ministro Nelson Azevedo Jobim foi Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, entre os anos de 1987 a 1991. Nas eleições seguintes foi reeleito e exerceu mandato entre 91 e 95.

Depois disso, foi Ministro de Estado da Justiça até 1997, quando foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal na vaga do então ministro Francisco Rezek, que se aposentou.

Por ocasião, integrou por dois anos o Tribunal Superior Eleitoral como Juiz Substituto e passou à efetivo. Em 2001, tornou-se vice-presidente e, no ano seguinte, presidente desse Tribunal.

Em 2003, foi eleito vice-presidente do Supremo Tribunal Federal e, em 2004, presidente. Sua aposentaria aconteceu em 2006. Um ano depois voltou a ser Ministro de Estado da Defesa. Deixou o cargo a 4 de agosto de 2011.

Veja também: Biografia do ministro do STF Gilmar Mendes

Homenagens e honrarias

No Brasil, o ministro Nelson Jobim recebeu inúmeras medalhas e homenagens por sua contribuição significativa para o país.

Entretanto, vale mencionar o reconhecimento internacional que o mesmo conquistou, entre eles: Honorary Texan, no estado do Texas nos Estados Unidos; Scientific Merit Award da Barry University of Orlando School of Law; Cavaliere di Gran Groce, Dell’Ordine Al Merito Della Repubblica Italiana em Roma na Itália; Grand Officier de La Légion D’Honneur da Ordre National de La Légion D’Honneur em Paris na França; Miembro Honorario del Instituto del Derecho Comparado y de la Integración da Universidad Notarial Argentina em Buenos Aires na Argentina.