Biografia do ministro do STF Ricardo Lewandowski

Ricardo Lewandowski é um dos 11 notáveis que compõem o Supremo Tribunal Federal. Ele foi nomeado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conheça agora a biografia resumida dele disponível no site do STF.

Seu nome completo é Enrique Ricardo Lewandowski. Ele nasceu em 11 de maio de 1948, no Rio de Janeiro. É casado com Yara de Abreu Lewandowski, com quem tem os filhos Ricardo, Lívia e Enrique. O casal possui dois netos, um chamado Philip e outro Mark.

Biografia de Ricardo Lewandowski

Vida Acadêmica

É formado em Ciências Políticas e Sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1971 e bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, em 1973.

No ano de 2004, Ricardo Lewandowski chegou a ser Presidente do Supremo Tribunal Federal

Enrique Ricardo Lewandowski nasceu em 1948, no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução | Agência Brasil)

No ano de 1980, conquistou o título de Mestre e, dois anos depois, o de Doutorado. Em 1981, obteve o título de Master of Arts, na área de Relações Internacionais, pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University nos Estados Unidos.

Em 1994, tornou-se Livre Docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Veja também: Biografia do ministro do STF Roberto Barroso

Em 2003 tornou-se Professor Titular de Teoria Geral do Estado, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, porém leciona na instituição há mais de 30 anos como voluntário. Durante todo esse tempo foi Chefe do Departamento de Direito do Estado durante dois anos e coordenou o Curso de Mestrado em Direito Humanos daquela Faculdade, entre 2005 e 2006.

Vida profissional

Entre os anos de 1974 a 1990, foi advogou. Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados de São Paulo, entre 1989 e 1990, Secretário de Governo e de Assuntos Jurídicos de São Bernardo do Campo, entre 1984 e 1988 e Presidente da Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo, entre 1988 e 1989.

Entre os anos 1990 e 1997, foi Juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo. Em seguida, foi promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça paulista.

Ricardo Lewandowski foi Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, durante seis anos a partir de 2006. Na instituição foi presidente durante dois anos. Chegando a ser Presidente da República Federativa do Brasil durante dois dias durante o ano de 2014 (enquanto era Presidente do Supremo Tribunal Federal).

Veja também: Biografia do ministro do STF Marco Aurélio Mello

Contribuições Literárias

Ricardo Lewandowski fez inúmeras contribuições literárias, entre elas: Proteção dos Direitos Humanos na Ordem Interna e Internacional; Pressupostos Materiais e Formais da Intervenção Federal no Brasil; Globalização, Regionalização e Soberania.

Homenagem e honrarias

O Ministro já recebeu as Medalhas de Mérito Naval, Militar, Aeronáutica, Ordem do Rio Branco e do Congresso Nacional.

Veja também: Biografia do ministro do STF Edson Fachin

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.