Biografia do ministro do STF Dias Toffoli

No dia 15 de novembro de 1967 nasceu em Marília, São Paulo, José Antonio Dias Toffoli, mais conhecido no meio jurídico como Dias Toffoli. Sendo, atualmente, o ministro e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o jurista passou por diversos cargos para alcançar a posição que hoje tem dentro da justiça brasileira.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), em 1990, optou por fazer uma especialização em Direito Eleitoral. Em 1991 já trabalhava como advogado na Capital Paulista e continuou exercendo estes cargo até 1995.

Ainda nesse espaço de tempo, Toffoli também era consultor jurídico do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e assessor parlamentar na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Carreira e profissão de Dias Toffoli

O jurista é atualmente o vice presidente do STF

José Antonio Dias Toffoli nasceu em São Paulo (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Entre 1995 e 2000 passou a ser assessor jurídico da liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) dentro da Câmara dos Deputados. Ainda entre este período, mais precisamente em 1998, saiu como advogado do PT nas campanhas presidenciais, onde Luís Inácio Lula da Silva estava concorrendo ao cargo de presidente da República.

Em 2002 e 2006 continuou como advogado de Lula nas campanhas eleitorais. Também foi professor, durante 1996 a 2002, dando aula de Direito Constitucional e Direito de Família na Faculdade de Direito do Centro de Ensino Unificado de Brasília (UNICEUB).

Para exercer a posição de Advogado Geral da União, Toffoli foi indicado por Lula em 2007, atuando na Advocacia-Geral da União até 2009.

Veja também: Biografia do ministro do STF Roberto Barroso

Ingresso no STF

Deixou o cargo anterior para se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal, também indicado por Lula. Entrou para a função ocupando o cargo de Carlos Alberto Menezes Direito, que teria falecido. No STF tem atuação em importantes investigações.

Diante de tantos casos de repercussão nacional, é possível destacar as participações e contribuições do ministro Dias Toffoli em alguns deles, como: julgamento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, julgamento do Mensalão e na Operação Lava-Jato.

Mesmo ocupando um cargo dentro do STF, o ministro Dias Toffoli foi acusado de crime de responsabilidade por duas vezes, mas em ambas as acusações os pedidos foram negados pela Mesa do Senado Federal.

Veja também: Biografia do ministro do STF Marco Aurélio Mello

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.