Biografia do ministro do STF Roberto Barroso

Em 11 de março de 1958 nascia o filho de Roberto Bernardes Barroso e Judith Luna Soriano Barroso. Chamado de Luís Roberto Barroso, o menino de Vassouras, no Rio de Janeiro, tornou-se bacharel em direito, professor em universidades da área e agora está como um dos 11 ministros atuantes do Supremo Tribunal Federal (STF).

No cargo de ministro desde 2013, por indicação da então presidente Dilma Rousseff, Roberto Barroso, como é conhecido no meio jurídico do STF, já atuou em diversas questões propostas ao órgão. Mas foi por se posicionar favorável a alguns tabus, como a descriminalização da maconha, que este ministro recebeu destaque no Brasil.

Biografia de Roberto Barroso

Pouco se sabe da vida pessoal de Roberto Barroso, além do nome dos pais, data de nascimento e cidade natal, as únicas outras informações sobre o atual ministro é que o mesmo é casado com Tereza Cristina van Brussel, com quem teve dois filhos, Luna van Brussel Barroso e Bernardo van Brussel Barroso.

O ministro Roberto Barroso ganhou destaque por ser favorável a temas tidos como tabus

Luís Roberto Barroso nasceu em 1958 no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução | Agência Brasil)

Vida acadêmica

Já com relação ao lado profissional da vida, sabe-se de mais detalhes. Para isso basta percorrer o longo currículo do magistrado no site oficial do STF. De acordo com o portal oficial do órgão, Roberto formou-se em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1980. O mestrado, por sua vez, veio pela Yale Law School, nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, concluiu o doutorado em Direito Público, na UERJ.

Vida Profissional

Ao longo da carreira como advogado, foi sócio de um escritório na área, mas também lecionou em diversas instituições superiores. Assim, atuou na UERJ como professor de Direito Constitucional e professor visitante da Universidade de Brasília (UnB).

Veja também: Biografia do ministro do STF Nelson Jobim

Antes de atuar como ministro no Supremo Tribunal Federal, Roberto já esteve presente como advogado constitucionalista em algumas pautas polêmicas no órgão. Por exemplo, fez defesa a igualdade dos casamentos homoafetivos com as demais uniões estáveis, se coloca como favorável ao que se refere no aborto em casos de bebês anencéfalos entre outras.

Atuação no STF

Em 2013, Dilma Rousseff, que estava no cargo de presidente da República, indicou o nome de Roberto Barroso para ser um dos 11 ministros do STF. Após a aprovação do Senado, assumiu o cargo. Como atuante do órgão, se colocou favorável ao trabalho externo de presos que estão em regime semiaberto. Há pouco tempo, se colocou favorável a descriminalização da maconha, assim como os outros ministros, Gilmar Mendes e Edson Fachin.

Veja também: Biografia do ministro do STF Celso de Mello

Obras publicadas

Além de advogado, juiz e ministro, Roberto Barroso também é autor de diversas obras relacionadas ao direito. São elas:

  • Direito Constitucional Internacional (coautoria com Carmen Tibúrcio);
  • O Novo Direito Constitucional Brasileiro;
  • A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo;
  • Curso de Direito Constitucional Contemporâneo;
  • O controle de constitucionalidade no direito brasileiro;
  • Interpretação e aplicação da Constituição.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.