Brasil e Argentina em copas do mundo

A rivalidade entre as seleções desses dois países é uma das maiores do futebol mundial

Você sabe qual a história do Brasil e Argentina em copas do mundo? Nesse post você vai descobrir isso, além de saber quem ganhou mais competições e também qual a história da rivalidade entre os dois países.

Os dois países da América Latina são conhecidos pela rivalidade histórica, principalmente nas partidas de futebol. Sejam essas partidas jogos oficiais ou apenas amistosos. Contudo, a disputa entre os dois é bem mais antiga e tem origem na colonização dos territórios.

Mesmo assim ela perdura até os dias de hoje com as clássicas comparações entre os dois times de futebol, para ver qual o melhor e entre os jogadores. Como, só para exemplificar, a comparação entre Pelé e Maradona. Ambos jogadores importantes para os seus países e para o futebol mundial.

Qual a história da rivalidade entre Brasil e Argentina?

O Brasil enfrentou a Argentina pela primeira vez em 1914, em um amistoso em Buenos Aires. Contudo, a rivalidade entre os dois times data de um tempo onde nem existiam os países ainda.

A rivalidade entre Brasil e Argentina é histórica

As duas seleções estão empatadas no número de títulos oficiais (Foto: depositphotos)

Isso porque a origem histórica para isso é a rixa entre a Espanha e Portugal de quando o território começou a ser colonizado. Essa disputa por território durou anos, até que os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas. Esse tratado serviu para delimitar a área de colonização de cada um.

Após a independência dos dois territórios a disputa foi acirrada com os conflitos do Império Brasileiro pela soberania sul-americana, em especial a guerra da Cisplatina.

No futebol, como já foi falado a primeira partida foi disputada em Buenos Aires, capital da Argentina em 1914. O jogo terminou com a recém criada seleção brasileira perdendo por 3 a 0.

Desde então as duas seleções já se enfrentaram 98 vezes. Dessas 39 vitórias foram da seleção brasileira, 38 da argentina e 26 empates.

Veja também: Entenda o ‘futebolês’, a linguagem do futebol

Quantas vezes o Brasil foi campeão da Copa do Mundo?

O Brasil é o país com mais títulos ganhos em Copas do Mundo FIFA, com cinco deles. O primeiro título conquistado foi na copa de 1958 que foi disputada na Suécia.

Após isso os outros títulos vieram nos anos de 1962, 1970, 1994 e 2002. Com isso a seleção brasileira se torna a que ganhou mais títulos mundiais da história da competição.

Uma curiosidade é que o Brasil é o único país do mundo que foi selecionado para todas as edições da Copa do Mundo. Desde que ela foi criada em 1930, o país só ficou de fora das duas edições canceladas por conta da Segunda Guerra Mundial. Ele também foi o único a vencer a competição em três continentes.

A seleção brasileira também já disputou sete finais de copa do mundo, ganhando cinco delas.

E a Argentina?

A seleção nacional da Argentina é bicampeã mundial pela Copa do Mundo FIFA. Sendo esses títulos conquistados em 1978, na própria Argentina, e em 1986, no México.

O time também já foi finalista mais três vezes, nas Copas de 1930, 1990 e 2014, quando se consagrou vice-campeã. O país também tem um grande número de participações na competição, com 17 no total e estando de fora de apenas quatro delas.

Em uma dessas competições, a de 1938, a Argentina desistiu de sua participação por não concordar com o país sede. Isso aconteceu porque a edição anterior da copa tinha sido realizada na Europa e a Argentina não concordou com outra edição no mesmo continente. 

Confrontos históricos entre os dois países

Durante todo o período de rivalidade entre as duas seleções houve diversos confrontos históricos. Um dos mais notáveis foi a goleada do time argentino em um jogo contra a seleção brasileira pela copa Roca em março de 1940.

Nessa partida, que foi disputada em Buenos Aires, o time do Brasil perdeu por seis a zero. Sendo está até hoje a maior goleada entre os jogos das duas seleções.

Outra partida histórica aconteceu em um amistoso realizado em março de 1970, no Maracanã. O gol da vitória, que aconteceu a sete minutos do final do jogo entrou para a história como o último gol de Pelé contra a Argentina. Meses depois a seleção ganhou o terceiro título mundial na Copa que foi realizada no México.

Veja também: Quais foram as finais da Copa do Mundo de Futebol

A primeira disputa em Copas do Mundo ocorreu em 1974, na Alemanha. As duas seleções se enfrentaram e a partida terminou com a vitória brasileira por 2 a 1, o que serviu apenas para alimentar ainda mais a rivalidade entre as seleções dentro de campo.

Brasil e Argentina disputaram territórios no contexto do Tratado de Tordesilhas

Existe uma disputa para saber qual o melhor jogador, se Pelé ou Maradona (Foto: depositphotos)

Outro jogo que ficou marcado na história, foi a partida da copa de 1978, que ficou conhecida como Batalha do Rosário. Isso aconteceu porque o jogo foi marcado por violência dentro de campo terminou em um empate sem gols.

Copa do Mundo de 1990

O confronto entre as duas seleções em Copas do Mundo mais marcante foi em uma partida pelas oitavas de finais na competição realizada na Itália, em 1990. Principalmente porque essa foi a única vez em que um dos lados eliminou o time rival em um campeonato mundial.

O jogo terminou com a vitória da Argentina com um passe Diego Maradona para Caniggia, que passou por quatro jogadores brasileiros antes de marcar. O Brasil fez o seu melhor jogo na competição, mas não conseguiu vencer o time adversário.

Contudo, a partida ficou marcada por outra história, que foi confirmada anos depois, de que o jogador da Argentina deu água com calmante para um dos jogadores brasileiros. A seleção foi para a final da Copa, mas acabou perdendo a taça para a seleção da Alemanha.

Qual país tem mais títulos por campeonatos oficiais?

Os dois países estão equilibrados na quantidade total de títulos conquistados em campeonatos oficiais da FIFA. O Brasil ostenta cinco títulos de campeão da Copa do Mundo, quatro na copa das Confederações e oito troféus conquistados na Copa América, totalizando 17 prêmios conquistados.

Veja tambémCopa do Mundo: Quem a organiza?

Enquanto isso a Argentina possui dois títulos mundiais, um pela Copa das Confederações e 14 pela Copa América, se tornando a maior ganhadora da história do torneio. A soma final também é 17 prêmios notáveis conquistados.

A rivalidade entre Brasil e Argentina além dos campos

A história da rivalidade entre Brasil e Argentina, principalmente em Copas do Mundo é algo levado à sério por muitos torcedores e ultrapassa até mesmo a barreira do futebol.

Isso porque as competições entre os dois países em outros esportes também têm a sua parcela de torcedores. Contudo, é sempre importante torcer com respeito e paz, dentro e fora dos campos.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio.