Idade Média

Burguesia – Origem e características

Contexto histórico

Começada na Idade Média, a burguesia tem como principal caraterística possuir todo o sistema econômico da sua época, sendo ela alimentadora das outras classes sociais – como uma pirâmide. Mas além do papel econômico, a burguesia tinha um papel social na formação de costumes, já que substituiu o papel antes ocupado pelo feudalismo (considerado decadente e desgastado).

Sua origem

Burguesia - Origem e características

Imagem: Reprodução

Tudo começou nas famosas Cruzadas, onde a troca de experiências e mercadorias com povos do oriente e consequentemente novas rotas marítimas causaram uma revolução na forma de organização da economia daquela época. Os mercadores começaram a construir cidades com muralhas em volta, e com o passar do tempo os camponeses que vinham dos falidos feudos e procuravam um novo meio de sobrevivência, começaram as corporações de ofícios. Eles eram liderados por um mestre artesão, responsável pela parte produtiva e administrativa, que cuidava desde a qualidade dos produtos até as normativas da corporação.

Características da burguesia

Toda essa potência econômica gerou um questionamento sobre quem realmente detinha o poder na sociedade: os burgueses, o clero ou a monarquia? Tomados pela certeza de que eles sustentavam o todo da classe social, começaram as manifestações e logo depois as revoluções. As mais conhecidas são a Revolução Francesa e a Revolução Inglesa. Elas conseguiram tirar o poder absolutista monarca e o papel da igreja em tomar decisões sobre o estado.

Com os avanços desse sistema, e com maiores conquistas de posses e terras começou a primeira revolução industrial, que trouxe a adesão de máquinas e se desenvolveu o sistema capitalista industrial. Daí dividiu-se burguesia e proletariado.

A burguesia serviu principalmente para substituir o sistema feudalista, que não estava mais suprindo as necessidades da época, consequentemente foi substituída por um sistema de produção automatizada em massa.