Geografia

Canadá: capital, bandeira, mapa e destinos

O Canadá é um dos países da América da Norte, juntamente com os Estados Unidos e o México, formando com estes um dos blocos econômicos mais conhecidos no mundo, o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA [1]).

Dentre os países do mundo, o Canadá é o que possui o segundo maior território, ficando atrás apenas da Rússia. É um país bastante procurado por estudantes para intercâmbio, bem como pelos trabalhadores que desejam atuar lá.

O Canadá tem boas universidades, como McGill University e a University of Toronto, o que o torna um grande atrativo para pessoas do mundo todo que buscam uma boa formação acadêmica. Por isso, o Canadá é um dos países que possui as mais expressivas quantidades de população estrangeira vivendo em seu território.

Localização e Mapa do Canadá

O território do Canadá está localizado no continente americano, mais precisamente na América do Norte [8]. Seus limites são os Estados Unidos ao Sul e ao Noroeste o Alasca.

mapa do Canadá

Veja no mapa político do Canadá a divisão territorial do país, bem como sua fronteira com os Estados Unidos (Foto: depositphotos)

O Canadá é constituído por dez províncias e três territórios, sendo eles: Alberta, Colúmbia Inglesa, Manitoba, Nova Brunswick, Terra Nova e Labrador, Nova Escócia, Ontário, Ilha do Príncipe Eduardo, Quebec, Saskatchewan como províncias, e ainda Yukon, Nunavut e Território do Nordeste como territórios da federação.

O território do Canadá é banhado pelas águas dos oceanos Atlântico [9], Ártico e Pacífico.

Principais cidades do Canadá

No Canadá existem várias cidades importantes, como Vancouver, que é a terceira maior metrópole do país. Vancouver é uma cidade portuária que está localizada na costa Oeste do Canadá, é a oitava cidade mais populosa do país. Está entre as cidades com maior qualidade de vida do mundo, constituindo-se como um espaço multicultural que abriga vários povos e suas peculiaridades.

Toronto é outra cidade importante do Canadá, sendo a maior cidade do país, com uma ampla variedade de pessoas vivendo naquele espaço. Além disso, Toronto é um polo industrial e financeiro, além de abrigar milhares de sedes de empresas, o que a torna atrativa para trabalhadores e estudantes. Toronto é considerada a capital cultural do Canadá.

Ottawa é a capital do Canadá, e caracteriza-se como quarta maior cidade. É uma cidade amplamente arborizada e moderna, onde está o Canal Rideau, o qual é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, e importante ponto turístico da cidade.

Paisagem de Ottawa

Apesar de não ser a maior cidade do Canadá, Ottawa é um dos pontos turísticos mais expressivos do país (Foto: depositphotos)

Montreal é uma cidade canadense com forte influência da cultura europeia. Dentre as cidades da América do Norte, é a que concentra o maior contingente de estudantes, o que a torna um espaço bastante dinâmico.

Winnipeg é outra cidade de destaque no Canadá, especialmente por conta do clima, sendo uma das cidades mais frias do mundo. Outra cidade canadense de destaque é Québec, a qual é a mais antiga cidade do país, com uma arquitetura preservada e charmosa, onde o principal ponto turístico é o Fairmont Le Château Frontenac, um castelo transformado em hotel de luxo.

Qual a melhor cidade para se morar no Canadá?

No Canadá existem várias cidades boas para se morar, portanto, a escolha vai depender dos motivos que levam alguém a querer viver no país, se a trabalho, intercâmbio, conhecer novas culturas, etc.

Depende também se a pessoa quer tranquilidade ou uma vida mais agitada. Depende ainda quanto a pessoa quer investir ao mudar-se para o Canadá, já que algumas cidades apresentam custo de vida mais elevado do que outras.

No geral, Toronto costuma aparecer como cidade de destaque para se viver no Canadá, isso porque é um espaço bastante dinamizado, com possibilidades de estudo e trabalho.

Uma pesquisa recente apontou ainda a cidade de Oakville como melhor cidade para se viver no Canadá, especialmente para estrangeiros, já que 30% dos moradores desta cidade falam outras línguas além do inglês ou francês, o que é uma vantagem para integração de quem chega ao país.

Esta cidade está localizada na província canadense de Ontário e tinha em 2016 uma população de 193.830 habitantes.

População do Canadá

A população do Canadá é bastante diversificada, pois existem muitos estrangeiros vivendo por lá. No ano de 2018, o Canadá contava com mais de 37,06 milhões de habitantes. A cidade mais populosa do Canadá é Toronto, uma cidade caracterizada pela multiculturalidade.

Capital do Canadá

A capital do Canadá é Ottawa, uma cidade que está localizada na margem Sul do Rio Ottawa, na porção Leste do Sul de Ontário, uma das províncias canadenses. Ottawa não é a maior cidade do Canadá, ainda assim ela concentra as decisões governamentais, sendo um dos pontos turísticos mais expressivos do país.

Cultura do Canadá

O Canadá é um país que recebe muitos imigrantes, por isso mesmo se torna um ambiente dotado de multiculturalidade. A cultura é formada pelos elementos históricos dos índios canadenses misturados com a cultura dos colonos europeus vindos da Inglaterra e da França.

Posteriormente, incorporando-se os aspectos da cultura de vários outros povos advindos de várias partes do mundo.

Bandeira do Canadá

A bandeira do Canadá [10] é formada por três faixas verticais, as duas das margens são vermelhas e a do meio é branca e mais larga. Ao centro da bandeira, também em vermelho, há uma folha com onze pontas. A folha em questão é a folha de bordo, também conhecida como Maple. Este modelo de bandeira foi adotado em 1965.

Bandeira do Canadá

Bandeira que representa o país Canadá (Foto: depositphotos)

Como conseguir um intercâmbio para o Canadá?

Existem vários programas de intercâmbio no Canadá [11]. Existem empresas especializadas que intermedeiam e facilitam o intercâmbio daqueles que querem estudar no Canadá. Basicamente, os requisitos necessários são:

Curiosidade: porque se fala francês no Canadá?

O Canadá é um país que tem duas línguas oficiais, sendo elas o inglês e o francês. O inglês é falado em todo território canadense, e o francês é mais comum na Província de Quebec, devido ao histórico da presença de franceses naquele território no contexto da colonização [12].

Referências

As 10 melhores cidades para viver no Canadá“. 3RA Intercâmbio. Disponível em: https://3raintercambio.com/melhores-cidades-para-viver-no-canada/. Disponível em 10 abril 2019.

POLON, Luana. “Bloco econômico NAFTA – Países, objetivos e características“. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/bloco-economico-nafta-paises-objetivos-e-caracteristicas/. Acesso em 10 abril 2019.