Cena além do teatro. Veja sua influência na literatura

A palavra cena é bastante utilizada no teatro e no cinema, mas o conceito também aparece na literatura. Originalmente, o termo “scene” era empregado para designar a tenda onde os atores entravam para trocar de máscaras ou praticar ações como assassinatos e suicídios.

De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss, a cena pode ser definida como cada uma das situações ou momentos da evolução de um enredo.

Uma cena sempre ocorre em um mesmo continuum de tempo e em um mesmo lugar e, na literatura, é ainda mais poderosa do que nas produções cinematográficas.

Elementos principais de cena

O conceito de cena na literatura pode ser compreendido como uma pequena estória dentro da grande trama que o escritor deseja expor, apresentando início, meio e fim. Em muitos casos, é preciso compreender as noções de representação e de exposição/atuação antes de partir para a análise da construção de uma cena ficcional.

Cena além do teatro. Veja sua influência na literatura

Foto: depositphotos

Na literatura, a cena é percebida através dos cinco sentidos. Por exemplo, o personagem pode sentir pelo olfato determinado perfume, e assim deduzir o rumo de uma investigação.

A cena é composta de uma parte externa, que é a ação, mas também ocorre a reflexão, caracterizada pelo exame feito pelo protagonista acerca dos fatos ocorridos no decorrer da trama. Ao construir uma cena, o escritor deve iniciar a narrativa pelo exterior da mente do personagem, passeando pelo enredo com todos os sentidos imprescindíveis para o seu desenvolvimento.

O conceito pode parecer confuso, portanto, façamos uma analogia: assim como ocorre na construção de um filme, a obra literária é estruturada por uma série de cenas, como se o escritor instalasse uma câmera na cabeça do protagonista da estória, gravando tudo que acontece sob o seu ponto de vista.

Ao ler um livro, o leitor perceberá a transição de uma cena para a seguinte. Ao escritor, cabe ter em mente não apenas a história em si, mas o contexto, a geografia, os personagens, a motivação e o ponto de vista do qual partirá o enredo.

A cena deve abarcar o tempo, o espaço, a sequência dos fatos e o ponto de vista do personagem. Uma obra não pode ser assim denominada caso não haja nexo entre as suas partes, por isso, todas as cenas devem estar encadeadas até a conclusão do enredo. Em resumo, pode-se afirmar que a função de uma cena é sempre a de encaminhar a trama para a próxima cena, até o clímax final.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.