Censo Demográfico: o que é, para que serve e importância

O Censo Demográfico é uma ferramenta de coleta de dados sobre a população. Ele se configura como uma importante fonte de dados sobre as características populacionais.

O Censo Demográfico é também chamado de recenseamento, que consiste numa pesquisa efetuada com os habitantes de um local, abordando-se questões como idade, sexo, quantidade de pessoas que moram numa casa, número de filhos, nível de educação e muitos outros aspectos.

Através dele é possível conhecer a estrutura populacional de um determinado local e criar políticas públicas de acordo com o perfil demográfico.

População

O recenseamento brasileiro é realizado a cada dez anos (Foto: Freepik)

No Brasil, o Censo Demográfico é desenvolvido a cada dez anos e em 2020 haveria um novo recenseamento, o qual foi adiado para 2021 por conta da pandemia de COVID-19 no mundo.

O que é Censo Demográfico?

O Censo Demográfico é uma forma de recenseamento ou contagem populacional de um determinado local. Ao longo do tempo este mecanismo foi evoluindo e incluindo análises mais complexas em suas ferramentas.

Atualmente ele permite conhecer importantes informações sobre a população, fornecendo subsídios para criação de políticas públicas voltadas às necessidades do perfil populacional em questão.

Nesse estudo estatístico, pessoas chamadas de recenseadores fazem perguntas específicas contidas em uma base de dados para a população. Com as respostas obtidas, os dados são compilados e publicados em documentos oficiais.

O Censo Demográfico tem como objetivo responder uma pergunta básica: como são as pessoas que vivem num determinado local?

Censo Demográfico no Brasil

Recenseador

O recenseador é a pessoa responsável por coletar os dados do Censo Demográfico (Foto: Reprodução | glbimg)

O Censo Demográfico no Brasil tem grande importância como ferramenta de obtenção de dados que servem para criação de políticas públicas.

O Brasil tem uma longa tradição de realização de estudos populacionais, sobretudo para obtenção de dados estatísticos, como é o caso dos recenseamentos que já eram feitos mesmo antes da época do Brasil Colônia.

Em 1940, pela primeira vez sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –IBGE, foi realizado o V Recenseamento Geral do Brasil, o qual apresentava dados mais complexos, como é o caso da fecundidade.

Para conhecer a história do Censo Demográfico no Brasil, acesse o memorial no site do IBGE.

Os censos continuaram acontecendo no Brasil de maneira decenal até os dias atuais. O Censo Demográfico brasileiro é feito pelo IBGE e conta com questões mais abrangentes do que apenas contagem de pessoas, fornecendo informações sobre:

  • Características dos domicílios
  • Identificação étnico-racial
  • Nupcialidade
  • Núcleo familiar
  • Fecundidade
  • Religião ou culto
  • Deficiência
  • Migração interna ou internacional
  • Educação
  • Deslocamento para estudo, trabalho e rendimento
  • Mortalidade.

Para realização da coleta das informações, o IBGE contrata recenseadores em todo o Brasil. Estes profissionais realizam a pesquisa em cada domicílio brasileiro através de questões preestabelecidas.

Após coletadas as informações, estas são agrupadas nas bases de dados e transformadas em planilhas, tabelas, gráficos e servem para estudos de profissionais de diversas áreas. Veja a publicação criada a partir dos dados coletados no Censo Demográfico de 2010.

Para que serve?

O Censo Demográfico serve para que se conheça a estrutura populacional de um determinado local. Sem ele, dados como registros em cartórios, por exemplo, não seriam suficientes para a compreensão do perfil populacional.

É uma ferramenta muito importante pois subsidia pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento, uma vez que serve como base para estudos populacionais.

Além disso, é através das informações obtidas através do censo que são pensadas ações e políticas públicas para cada grupo populacional, de acordo com as necessidades locais.

Um exemplo sobre aplicabilidade

Casal de idosos

As políticas públicas se baseiam nos dados obtidos nos Censos demográficos (Foto: Freepik)

Imagine que exista um país onde haja evidente envelhecimento populacional, de modo que nasçam pouquíssimas crianças em comparação com a quantidade de idosos.

Através do Censo Demográfico este perfil populacional é conhecido e com base nele são pensadas as políticas voltadas para às necessidades da população.

No caso deste país seria uma incoerência criar medidas para ampliação de creches e escolas infantis (a menos que sejam necessárias no momento em questão).

O mais necessário e urgente é a formulação de medidas que supram as necessidades das populações mais velhas, perfil predominante nesta sociedade. Medidas estas que podem ser: programas de qualidade de vida do idoso; atenção à saúde do idoso; assistência e previdência; moradia; acessibilidade e lazer, dentre outras.                                                                           

Censo Demográfico 2020

 O Censo Demográfico do Brasil, seguindo uma lógica decenal, seria realizado no ano de 2020. Devido a pandemia de COVID-19, por conta dos riscos de contaminação aos recenseadores e a população entrevistada, optou-se pelo adiamento da pesquisa presencial.

Quer saber mais sobre o Censo Demográfico 2020? Acesse o site: https://censo2020.ibge.gov.br/. 

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • O Censo Demográfico é também chamado de recenseamento.
  • O Censo Demográfico não só conta a população, também inclui questões mais complexas nas entrevistas.
  • O Censo Demográfico é uma ferramenta que ajuda em pesquisas de áreas diversas.
  • Com base no Censo Demográfico são pensadas políticas públicas para a população.
  • O Censo Demográfico no Brasil passou por várias fases, mas a contagem populacional já é realizada desde a colônia.
  • O Censo Demográfico no Brasil é realizado a cada dez anos, mas em 2020 não haverá pesquisa presencial, por conta do Coronavírus, ficando para 2021 esta importante etapa.

Exercícios resolvidos

1- O que se conhece a partir do Censo Demográfico?
R: Idade, sexo, pessoas que habitam numa mesma casa, crianças, jovens, adultos e idosos de uma população; taxa de pessoas ocupadas; nível de ensino; religião; identificação étnico-racial; pessoas com deficiência e até migrações.
2- Quando foi realizado o primeiro Censo do IBGE?
R: Em 1940.
3- Para que serve o Censo Demográfico?
R: Para elaborar políticas públicas para a população.
4- Qual a periodicidade do Censo Demográfico?
R: Ele é realizado a cada dez anos.
5- Quem realiza a pesquisa do Censo Demográfico?
R: O recenseador.
Referências

» BORGES, Gabriel Mendes; ERVATTI, Leila Regina; JARDIM, Antonio de Ponte. Mudança demográfica no Brasil no início do século XXI: subsídios para as projeções da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv93322.pdf. Acesso em: 13 de julho de 2020.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).