Geografia

Cerrado: animais e plantas desse bioma terrestre

O cerrado é um bioma brasileiro que ocupa vastas extensões de terras da porção central do Brasil. É um bioma [1] marcado pela presença de duas estações do ano bem definidas: uma seca e fria e outra chuvosa e quente. Sua vegetação é constituída por plantas herbáceas e arbustivas, especialmente por árvores de troncos retorcidos e com raízes profundas.

O cerrado é o bioma mais parecido com a savana [2]. É também um Hotspot de Biodiversidade, o que significa que é um bioma com grande biodiversidade, mas que sofre grandes ameaças devido às ações humanas. Hoje a principal ameaça ao cerrado é a expansão das atividades agrícolas e pecuárias.

Esse bioma é conhecido como o “berço das águas”, pois é nele que se originam importantes rios do território brasileiro. E nele existem várias espécies endêmicas, ou seja, que não existem em nenhuma outra parte do mundo.

Árvore do cerrado

O cerrado é um bioma brasileiro, localizado na porção central do país (Foto: depositphotos)

Conhecer mais sobre o cerrado é uma forma de aprender mais sobre o Brasil e sua diversidade. Além disso, saber quais são as características do cerrado auxilia no processo de conscientização sobre a necessidade de preservação deste importante bioma. Saiba mais sobre ele a seguir.

O que é o cerrado?

O cerrado é um dos biomas brasileiros, e o segundo maior do país, ficando atrás apenas do bioma Amazônia [12]. Os biomas são conjuntos de elementos naturais com características homogêneas, como clima, relevo, solos, vegetação e animais.

Outros biomas brasileiros, além do cerrado, são: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga [13], Pampa [14] e Pantanal.

Características do cerrado

O cerrado é um ambiente riquíssimo em biodiversidade. Cada um dos biomas do mundo possui especificidades que o destacam diante dos demais, e no caso do cerrado são várias as características importantes e que definem este bioma.

Clima

O cerrado se desenvolve em regiões de clima tropical, com característica de sazonalidade. São duas estações [15] bem definidas no decorrer do ano, uma sendo quente e úmida e outra fria e seca. Primavera e Verão – entre outubro e março – são os meses em que se concentram as chuvas. Já entre abril e setembro – Outono e Inverno – os níveis de chuvas caem muito, predominando a seca.

A temperatura anual permanece na casa dos 23ºC. Nos meses mais quentes é comum que as temperaturas cheguem aos 40ºC. A precipitação média anual, ou seja, a quantidade de chuvas ao longo de um ano, fica entre os 1200 e 1800 mm. Os períodos sem chuvas prejudicam muito as atividades agrícolas na região.

Solo

Solo com fita métrica

Perfil do solo do cerrado (Foto: Reprodução | Integrar Agro)

O solo [16] do cerrado tem uma íntima relação com o clima do bioma. É caracterizado pela baixa fertilidade natural que ocorre porque durante o período das chuvas (verão), o excesso de precipitação faz com que a água escoe superficialmente, “lavando” os nutrientes deste solo.

Assim, esse solo tem um grande potencial de lixiviação, que é essa remoção dos nutrientes. Quando chega a estação seca, o solo perde umidade e há uma intensificação e exposição de ferro e alumínio na superfície, tornando-o ácido. Dependendo da atividade agrícola, são necessárias medidas para equilibrar o solo.

As principais características do solo do cerrado são:

Relevo

Chapada dos Veadeiros - GO

Chapada dos Veadeiros, no estado de Goias (Foto: depositphotos)

O cerrado ocupa amplamente a porção do Planalto Central do Brasil [17]. São comuns, portanto, os terrenos planos e as chapadas, mas também são encontradas áreas com suaves ondulações. Algumas poucas áreas mais elevadas são o Pico do Itacolomi, que fica na Serra do Espinhaço; o Pico do Sol, localizado na Serra do Caraça e ainda a famosa Chapada dos Veadeiros.

Metade das áreas do cerrado brasileiro estão em locais que se estendem dos 300 aos 600 metros de altitude (metros acima do nível do mar). Apenas uma pequena porcentagem das áreas fica em locais com altitudes próximas dos 1000 metros de altitude. A vegetação se diversifica de acordo com a altitude, já que muda o escoamento da água das chuvas, a temperatura diária, o solo.

Vegetação do cerrado

Árvores de buriti

O buriti é uma espece de árvore do cerrado brasileiro (Foto: depositphotos)

A vegetação do cerrado é um dos aspectos mais característicos do bioma. Estão presentes formações herbáceas, arbustivas e algumas árvores maiores que se destacam na paisagem. As plantas são adaptadas a sazonalidade e se adaptam ao período mais seco.

As árvores possuem raízes longas para buscar água no subsolo em profundidade, possuem troncos retorcidos e cascas grossas para reter água. São plantas caducifólias, ou seja, perdem suas folhas no período mais seco do ano. São comuns no cerrado também as queimadas espontâneas, as quais auxiliam no processo de rebrote das plantas.

Estima-se que existam mais de 12 mil espécies de plantas, dentre árvores, arbustos, ervas e trepadeiras. Muitas delas são conhecidas pelo seu poder medicinal, inclusive exploradas pela indústria da produção de remédios.

Algumas plantas nativas do cerrado são:

Para conhecer mais sobre as plantas do cerrado, você pode acessar um material [18] do Ministério do Meio Ambiente com 500 espécies do bioma descrita.

Frutas

Graviola no pé

A graviola é uma fruta típica do cerrado (Foto: depositphotos)

As frutas dessa região são bastante variadas e nutritivas. Algumas das mais conhecidas são: Jatobá, Mangaba, Pequi (bastante usado na comida mineira), Araticum, Buriti, Gabiroba, Cagaita, Bocaiuva, Açaí (que talvez seja o mais famoso no Brasil), Graviola, Cajá-Manga e ainda o Taperebá. Algumas dessas frutas são amplamente exploradas também pela indústria dos cosméticos.

Elas são também amplamente consumidas pelas comunidades tradicionais da região, servindo também como fonte de renda. Alguns grupos sobrevivem delas, como os indígenas, as quebradeiras de coco babaçu, os quilombolas [19] e os geraizeiros. Estas populações têm sua dinâmica influenciada pela sazonalidade do cerrado e sofrem com a degradação do bioma.

Animais do cerrado

cachorro-vinagre

O cachorro-do-mato-vinagre é uma espécie do cerrado ameaçada de extinção (Foto: depositphotos)

Há muitas espécies de animais no cerrado [20]. Estima-se que sejam cerca de 251 espécies de mamíferos, 856 espécies de aves, 262 espécies de répteis, 209 espécies de anfíbios, 800 espécies de peixes e ainda 90 mil espécies de insetos. Além disso, fungos, borboletas, mariposas, vespas, formigas, cupins, abelhas. Estes animais formam complexos ecossistemas dentro do bioma.

Alguns animais que vivem no cerrado são:

Devido a expansão das atividades humanas na região, e consequente degradação do bioma, vários animais estão em extinção. Um exemplo disso é o cachorro-do-mato-vinagre, o qual desde 2003 figura entre os animais mais ameaçados. Há um risco aumentado de extinção também para os animais endêmicos da região, que são aqueles que só existem lá.

Localização do cerrado no Brasil

[21]

O cerrado ocupa as áreas centrais do território brasileiro, estima-se que ocupe cerca de 24% do país.

Ele pode ser visto nas regiões Centro-Oeste [22], Norte [23] e Nordeste [24] do Brasil; todo o Distrito Federal é recoberto pelo cerrado, assim como uma vasta porção do território de Goiás, do Tocantins, do Maranhão, do Piauí, da Bahia, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais.

Há a presença do cerrado ainda nos estados do Amazonas, de Rondônia, São Paulo, do Paraná, da Paraíba e de Pernambuco, onde ocupa porções específicas do território. Ele é, portanto, o bioma predominante no Brasil Central.

Parques nacionais do cerrado

No cerrado há vários parques nacionais, protegidos pelo Estado, destinados à preservação ambiental.

Alguns dos mais famosos parques nacionais do cerrado são:

Tipos de cerrado

O cerrado é um bioma homogêneo, no entanto, dependendo de onde se desenvolve pode aderir algumas características próprias do ambiente. Por exemplo, em áreas mais úmidas, as plantas podem se desenvolver mais, as árvores podem ser maiores. Quando isso acontece, normalmente chama-se esta área de “Cerradão”.

As variações da vegetação do cerrado podem ser enquadradas em onze tipos, os quais se dividem em:

1. Formações Florestais: Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão.
2. Formações Savânicas: Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda.
3. Formações Campestres: Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre.

Esta forma de classificação é baseada no tipo de vegetação que se desenvolve em cada porção.

Curiosidades

Existem algumas curiosidades sobre o bioma cerrado, podemos citar o fato dele ser conhecido como “berço das águas” do Brasil e também por figurar como um dos Hotspots de Biodiversidade do mundo.

“Berço das águas”

Mapa com hidrografia do cerrado

No cerrado estão as nascentes de vários rios importantes da América do Sul (Imagem: Reprodução | Embrapa)

O cerrado é considerado como “berço das águas brasileiras” porque vários rios do território têm sua nascente neste bioma. Eles são fundamentais para o abastecimento das bacias hidrográficas Amazônica, do Tocantins-Araguaia, do Atlântico Nordeste Norte/Nordeste, do Parnaíba [25], do São Francisco, do Atlântico Leste, do Paraná e também do Paraguai.

Além disso, nesse bioma estão as nascentes das maiores bacias hidrográfica da América do Sul, que são a Amazônica, a do Tocantins, a do São Francisco e Prata. Aquíferos importantes, como Bambuí, Urucuia e Guarani, também estão na região do cerrado.

Para se ter uma ideia da importância deste bioma para as águas do país, tem origem nele cerca de 78% das águas da bacia do Araguaia/Tocantins, 70% das águas da bacia do Rio São Francisco e também 48% das águas da bacia do Rio Paraná.

A partir disso é possível pensar nos danos para o abastecimento hídrico brasileiro quando o bioma é afetado, de alguma forma, pelas ações humanas. A conscientização sobre a preservação do cerrado não abrange apenas a vegetação do bioma, mas também a qualidade das águas do país.

Hotspots de Biodiversidade do mundo

O cerrado é considerado um Hotspot de Biodiversidade. Esse conceito abrange áreas naturais com grande biodiversidade, várias espécies endêmicas, mas que passa por intensos processos de degradação. São biomas que correm sérios riscos de impacto de seus ecossistemas.

No Brasil existem dois biomas que são Hotspots de Biodiversidade: Mata Atlântica [26] e o Cerrado. A principal atividade de devastação é a agropecuária, o que promove o desmatamento da região e consequente perda da biodiversidade. As queimadas também são um problema latente.

Dia Nacional do Cerrado

O Dia Nacional do Cerrado é comemorado em 11 de setembro todos os anos. Não há, no entanto, muitos motivos para comemoração, já que o bioma continua sendo amplamente devastado pelas ações humanas. Sua destruição impacta não somente os ecossistemas que nele sobrevivem, mas afeta também as comunidades locais que dependem dele para a sobrevivência.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • O cerrado é um dos biomas brasileiros.
  • É o segundo maior bioma em extensão territorial.
  • É um dos biomas mais devastados do Brasil.
  • O clima do cerrado é o tropical, marcado pela sazonalidade.
  • O relevo do cerrado é plano com leves ondulações, onde estão presentes chapadas e alguns picos.
  • Os solos são pouco férteis devido ao alto teor de ferro e alumínio.
  • No cerrado existem muitas espécies de plantas e animais, várias das quais endêmicas.
  • Degradar o cerrado é comprometer as águas do Brasil, já que vários rios nascem neste bioma.
  • O cerrado é amplamente destruído pela expansão da fronteira agropecuária.

Exercícios resolvidos

1) O que é o cerrado?
R: É um bioma brasileiro, semelhante à savana africana.
2) Onde está localizado o cerrado brasileiro?
R: Na porção central do país, sendo encontrado nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
3) Cite três árvores do cerrado.
R: Acácia, Ipê e Jatobá.
4) Cite três animais do cerrado.
R: Anta, Ariranha e Jaguatirica.
5) Quais os tipos de cerrado que existem?
R: Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca, Cerradão, Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral, Vereda, Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre.
Referências

» BRASIL. Governo Federal. Embrapa. Bioma Cerrado. Disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/bioma-cerrado [27]. Acesso em: 15 de outubro de 2019.

» MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia. São Paulo: Scipione, 2011.

» SILVA, Angela Corrêa (Org.). Geografia: contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2013.

Leituras complementares

» POLON, Luana. Animais do Cerrado. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/animais-do-cerrado/ [20]. Acesso em: 15 de outubro de 2019.

» POLON, Luana. Biomas brasileiros: o que é, características e mapa. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/biomas-brasileiros-o-que-e-caracteristicas-mapa/ [28]. Acesso em: 15 de outubro de 2019.