Química

Cinética química

Embora passe despercebido por muitos, somos cercados por reações químicas. Vemos reações químicas quando dissolvemos uma pastilha efervescente em um copo de água, ou quando digerimos um alimento. No entanto, nem toda reação química ocorre ao mesmo tempo: a pastilha efervescente, por exemplo, se dissolve em segundos; enquanto o processo digestivo leva horas para ocorrer. Outras reações podem ser mais rápidas ou mais lentas, e alguns fatores podem influenciar a velocidade com que elas ocorrem. O ramo que estuda essa área da Química é a cinética química.

Cinética química

Foto: Reprodução

Para entender melhor, veja alguns exemplos de reações químicas e o tempo que elas levam:

Qual a importância da cinética química?

A não ser que sofra interferência externa, uma reação química não deixará de ocorrer. No entanto, por algum motivo, pode-se desejar que sua evolução seja mais rápida ou mais lenta. Por exemplo, um processo de formação de ferrugem pode ser adiado caso seja aplicado antiferrugem no local esporadicamente, de forma pouco efetiva (o que anularia totalmente a ferrugem).

Cabe a cinética química estudar que fatores influenciarão o tempo das reações químicas. Sabe-se que as reações são conjuntos de fenômenos, nos quais substâncias reagirão entre si, originando assim diversos e diferentes compostos.

Fatores que podem influenciar a velocidade de uma reação química

O que determina a velocidade na qual se concluirá uma reação química pode ser definido através do que a ciência chama de leis empíricas – ou leis da velocidade. A partir de diversos fatores, elas conseguem deduzir o tempo estimado. Os fatores podem ser: