Clima desértico

Com grande variação térmica, o clima desértico apresenta temperaturas entre 0°C e 40°C. Conheça as características dos desertos e descubra onde estão

O Clima Desértico é um dos grandes climas que compõe as condições físicas do planeta Terra, influenciando as configurações vegetativas e os tipos de fauna que se desenvolvem e sobrevivem nos locais de sua abrangência. As condições hostis das áreas desérticas são as condições mais conhecidas destes ambientes. 

Onde estão localizadas as áreas desérticas do globo?

Existem áreas consideradas como desérticas em várias partes do mundo, como o Deserto da Antártica (Antártida), a região do Ártico (Alasca, Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Groenlândia,  Islândia,  Noruega,  Rússia e  Suécia) o Deserto do Saara (Argélia,  Chade,  Egito,  Eritreia,  Líbia,  Mali,  Mauritânia,  Marrocos,  Níger,  Sudão,  Tunísia e  Saara Ocidental), o Deserto da Arábia (Arábia Saudita,  Jordânia,  Iraque,  Kuwait,  Catar,  Emirados Árabes Unidos,  Omã e  Iêmen), Deserto de Gobi (Mongólia e China). E ainda, o Kalahari (Angola, Botswana, Namíbia e África do Sul), o Deserto da Patagônia (Chile e Argentina).

Na Austrália há o Grande Deserto de Vitória, o Deserto Sírio (Síria, Jordânia e Iraque), nos Estados Unidos há Deserto da Grande Bacia. Ainda, o Deserto de Chihuahua (México e Estados Unidos), o Grande Deserto Arenoso na Austrália. E ainda, o Deserto de Karakum no Turquemenistão, a área do Planalto do Colorado nos Estados Unidos, O Deserto de Sonora (Estados Unidos e México), a região do Kyzyl Kum (Cazaquistão, Turquemenistão e Uzbequistão), na China o Deserto de Taklamakan, o Deserto do Thar (Índia e Paquistão), o Deserto de Gibson na Austrália, bem como o Deserto de Simpson também australiano.

Clima desértico

Foto: Pixabay

São ainda desertos do mundo, o Atacama (Chile e Peru), o Deserto da Namíbia (Namíbia e Angola), o Deserto de Dasht-e Kavir no Irã, juntamente com o Deserto de Dasht-e Lut. E ainda, o Deserto de Mojave nos Estados Unidos. Destes, vários são desertos de clima subtropical, outros tantos são desertos frios e polares, e há também os desertos costeiros. As características destas áreas desérticas vão variáveis em conformidade com a localização que ocupam no globo, indo de áreas permanentemente congeladas até ambientes com temperaturas extremas elevadas, nas quais poucas espécies vivas conseguem sobreviver.          

Características do Clima Desértico

O Clima Desértico ocorre em locais da superfície terrestre localizados em áreas subtropicais, ou seja, aquelas regiões que estão localizadas no contato entre as zonas tropicais e as zonas temperadas em ambos os hemisférios, Norte e Sul. Nas regiões de climas desérticos, geralmente as temperaturas se mantém bastante elevadas durante os dias, onde são frequentemente registradas médias térmicas acima dos 40º de temperatura.

Por conta dos solos arenosos, que dispersam o calor muito rapidamente, as noites nos desertos são bastante frias. No período do inverno, são registradas temperaturas mínimas que chegam aos 0º, podendo haver um congelamento das águas.

Nas regiões de climas desérticos, as chuvas ocorrem raramente. As precipitações anuais dificilmente ultrapassam os 200 milímetros ao ano. As chuvas, quando ocorrem, estão concentradas nos verões, e são muito mal distribuídas nos locais, sendo que alguns recebem mais chuvas, outros nem sequer são afetados com as chuvas. Por conta das baixas precipitações, as regiões desérticas apresentam um ar muito seco, isso ocorre por conta da dificuldade das massas de ar úmidas adentrarem a região dos desertos. A amplitude térmica nas regiões desérticas é enorme, com variações de temperatura muito acentuadas quanto ao dia e a noite.

Clima desértico

Foto: Pixabay

Amplitude Térmica nos desertos

Os desertos são ambientes nos quais há uma grande variação da amplitude térmica diária, sendo que os dias são muito quentes e as noites são muito frias. Isso ocorre por conta de um conjunto de fatores físicos que ocorrem nas regiões desérticas. Os desertos têm como principal característica a baixa umidade durante todo o ano, sendo lugares considerados áridos. Essa baixíssima umidade é a responsável pela não formação de nuvens nas regiões desérticas.

O escasso vapor de água na atmosfera é o fator responsável pela não retenção do calor solar na superfície terrestre durante as noites nos desertos. Assim, durante o dia, há uma elevada incidência de luz solar na superfície dos desertos, porque não há nuvens na atmosfera para barrar essa incidência. Portanto, os dias nos desertos são muito quentes. Durante as noites, e também por conta dos solos arenosos, o calor solar já se dissipou, fazendo com que as noites tenham temperaturas bastante baixas.

As nuvens funcionam como uma estufa que permite que o calor do Sol seja mantido durante as noites na maior parte do globo, o que faz com que não existam grandes variações diárias. No entanto, nos desertos são registrados acima dos 40ºC durante os dias, enquanto as noites podem chegar a 0ºC de temperatura.

Clima desértico

Foto: Pixabay

Clima Desértico Frio

Os desertos mais conhecidos são os quentes. No entanto, existem também desertos de clima frio. Os desertos são antes caracterizados pela escassez de pluviosidade do que necessariamente pelas elevadas temperaturas. Assim, os desertos frios são também ambientes com baixíssimos índices de pluviosidade.

Nos desertos frios são registradas temperaturas médias abaixo dos 8ºC e ocorrem em áreas localizadas em latitudes entre os 40º e 60º. Algumas regiões desérticas frias são ocasionadas pela existência de cordilheiras na região, as quais barram a entrada de nuvens carregadas com umidade.

Nos invernos pode ocorrer a precipitação de flocos de neve. Há uma variação térmica anual bem intensa, com verões considerados quentes e invernos muito frios. Assim, nos desertos frios, os invernos são extremamente rigorosos e os verões são mornos, podendo ser inclusive quentes, e as precipitações são baixas. Os solos dos desertos são apresentados por solos áridos, e a flora destes ambientes é escassa, justamente por conta das condições áridas destes ambientes.

O Clima Desértico em poucas palavras

São características importantes dos Climas Desérticos, em resumo:

  • São encontrados em latitudes ao entorno dos 30º, tanto no Hemisfério Norte, como no Hemisfério Sul.
  • São zonas de alta pressão atmosférica, onde o ar seco é predominante.
  • Os índices pluviométricos são baixíssimos, não ultrapassando os 250 milímetros anuais.
  • Os desertos podem ser frios (ex: Antártica) ou quentes (ex: Saara).
  • Há uma elevada amplitude térmica diária nos desertos quentes.

*Luana Caroline Kunast é mestre em Geografia.

Referências

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.