Clima temperado

As regiões de clima temperado são úmidas, com inverno frio e verão moderado, além de grande precipitação de chuvas. Entenda o clima e suas características

Existem vários tipos de climas no mundo, cujas características dependem de fatos múltiplos, como a própria latitude e a altitude, bem como as massas de ar, fenômenos como continentalidade e maritimidade, as correntes marítimas, a vegetação e o relevo. Um dos tipos de climas existentes no mundo é o Temperado, o qual ocorrem em zonas de médias latitudes, nas zonas temperadas.

 O que é o clima?

O clima pode ser caracterizado como um conjunto de condições variáveis do tempo atmosférico registradas em um dado período de tempo, geralmente trinta anos. O tipo de clima de um dado local é definido a partir de observações e pesquisas efetuadas durante muitos anos, obtendo-se uma média das condições do tempo neste espaço de tempo.

Existe uma confusão comum entre clima e tempo, no entanto, é preciso compreender que o tempo é um estado momentâneo da atmosfera, por exemplo, “hoje o dia esteve chuvoso e frio em São Paulo”. Essa condição não é o clima do local, mas sim uma condição passageira. O clima só pode ser definido a partir de profundos estudos e coletas de dados por especialistas. Os tipos climáticos são influenciados por variados fatores, com base na localização da área analisada. 

Onde está localizado o clima temperado?

Os climas temperados ocorrem em áreas bem específicas do globo terrestre, nas zonas de médias latitudes. Ou seja, são aquelas regiões localizadas entre os dois trópicos e os dois círculos polares (Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico – Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico). O clima temperado está presente na região onde se encontra a maior parte do continente europeu e da América do Norte, bem como o centro-norte do continente asiático.

Clima Temperado - Zona Temperada

Imagem: Reprodução/Earth Online Media

Quais as características do clima temperado?

Os climas temperados apresentam as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. Deste modo, essas áreas possuem uma variação expressiva em termos de temperatura e umidade no decorrer do ano. O clima temperado está presente em dois hemisférios diferentes, o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul. Esse tipo de clima apresenta diferenças consideráveis em suas características em decorrência do local onde ocorre. O clima temperado pode ser dividido em três grandes grupos:

  • Clima Temperado Oceânico: ocorre nas regiões litorâneas da zona temperada, sendo bastante influenciado pelas massas de ar oceânicas. Ocorrem chuvas com boa regularidade, durante todos os meses do ano. Os verões são úmidos, mas com temperaturas não excessivamente elevadas. Os invernos também apresentam boa umidade, e o frio não se apresenta com extrema rigorosidade. As amplitudes térmicas não apresentam grandes variações, apesar das estações serem bem diferenciadas no decorrer de todo ano.
  • Clima Temperado Continental: esse tipo de clima predomina nas regiões do interior do continente, onde dominam as massas de ar temperadas continentais. Ocorrem com frequência as penetrações das massas de ar polares, as quais chegam trazendo umidade e baixas temperaturas. Os invernos são rigorosos, com expressivas ocorrências de neve. Os verões são quentes e chuvosos. Nas primaveras é comum que ocorram inundações, quando a neve começa a derreter.
  • Clima Temperado Mediterrâneo: esse tipo de clima ocorre no Hemisfério Norte, nas zonas de médias latitudes, nas áreas próximas ao mar Mediterrâneo. Os invernos são chuvosos, e os verões apresentam-se secos. Os períodos de seca podem variar de dois até três meses na região Sul da Europa, e de nove até dez meses na região do Oriente Médio.             

Vegetação das regiões de clima Temperado

O domínio vegetativo que ocorre nas regiões de clima temperado são as Florestas Temperadas. Esse tipo de floresta possui uma característica homogênea, com reduzida variedade de espécies vegetais (isso em comparação com as Florestas Tropicais, por exemplo).

São florestas mais abertas em seu interior, apresentando árvores com um relativo espaçamento entre elas. As árvores predominantes nas Florestas Temperadas são as caducifólias, também conhecidas como decíduas, as quais perdem todas as suas folhas nos períodos mais frios do ano, inverno e outono. Sua predominância original abrangia áreas da Europa, do continente asiático e dos Estados Unidos, sendo que no contexto atual, as Florestas Temperadas estão muito devastadas pela ação humana.

Esse tipo de floresta apresenta árvores com coloração avermelhada, alaranjada ou amarelada nos outonos, e são conhecidas pela beleza destas paisagens. Além disso, estão muito presentes também os pinheiros na Europa, nos Estados Unidos, Canadá, e no Norte da Ásia.

Clima Temperado - Vegetação

Foto: depositphotos

É também comum nas zonas de Clima Temperado a presença de formações vegetais conhecidas como Pradarias, as quais são formações herbáceas. Esse tipo de vegetação ocorre nas regiões de clima temperado continental, onde os invernos são bastante rigorosos. As Pradarias aparecem com frequência na Europa Central e ainda na Rússia, bem como nas planícies centrais dos Estados Unidos e do Canadá. Na América do Sul também existem áreas com Pradarias, em uma parcela do Sul do Brasil, no Uruguai e na Argentina, sendo conhecidas como Pampas.

Clima Temperado - Pradaria

Foto: depositphotos

O Clima Temperado em resumo

Clima Temperado Continental

  • Sofre com a ação da continentalidade (ação do continente em relação ao resfriamento ou aquecimento da superfície terrestre);
  • Os verões e os invernos são considerados rigorosos;
  • Possui uma elevada amplitude térmica anual, ou seja, há uma variação muito grande de temperaturas no decorrer do ano;
  • Os índices pluviométricos se encontram entre 500 e 1220 milímetros ao ano;
  • As chuvas estão concentradas nos verões e nas primaveras, sendo o inverno e o outono mais secos.

Clima Temperado Oceânico

  • Sofre a ação da maritimidade (a proximidade dos oceanos influencia na umidade do ar das massas continentais);
  • Os invernos e os verões não são considerados rigorosos, ficando amenos pela ação da maritimidade;
  • Não há grandes variações de temperatura no decorrer do ano, ou seja, uma baixa amplitude térmica anual;
  • Os índices pluviométricos ficam entre 500 e 2500 milímetros ao ano, concentrando nos invernos e outonos.

Clima Temperado Mediterrâneo

  • Os verões apresentam características secas e quentes, enquanto os invernos são moderadamente frios e chuvosos;
  • Os índices pluviométricos ficam entre 300 e 900 milímetros anuais, concentrados no período do inverno.
Referências

» MARTINEZ, Rogério; GARCIA, Wanessa. Novo Olhar: Geografia. São Paulo: FTD, 2013.

» MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia. São Paulo: Scipione, 2011.

» TAMDJIAN, James Onnig. Geografia: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2012.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e Mestre em Geografia (Unioeste)