Clima tropical

Você conhece bem o clima tropical? Venha entender melhor como ele se dá aqui.

O Clima Tropical ocorre na região intertropical, sendo caracterizado por altos índices pluviométricos e baixa amplitude térmica, ou seja, não há expressivas variações em relação à temperatura. O Clima Tropical é conhecido por ser um ambiente quente e úmido. 

Onde o Clima Tropical acontece?

O Clima Tropical é mais um dos tipos climáticos existentes no planeta Terra. Os tipos climáticos são influenciados pela Latitude dos diversos pontos globos, de modo que a incidência de luz solar, bem como os índices de pluviosidade, são diferentes por conta do próprio formato da Terra.

O Clima Tropical ocorre na região intertropical, ou seja, entre os Trópicos de Capricórnio (Hemisfério Sul) e de Câncer (Hemisfério Norte), na região Equatorial (Linha do Equador).

Clima tropical - Faixa Tropical

Imagem: Reprodução/Google Imagens

Quais as características do Clima Tropical?

Nas regiões de Clima Tropical existe um domínio de massas de ar tropicais, sendo que este tipo de massa de ar é caracterizado por ser quente e seco, quando estão situados nos continentes, e úmidos quando estão localizadas sobre os oceanos. No entanto, essa região é caracterizada também pela entrada de massas de ar equatorial ou vindas dos oceanos, as quais chegam carregadas de umidade. E ainda, massas de ar frias advindas de áreas polares. Portanto, é uma região que recebe influência de massas de ar diferentes, que chegam modificando as condições locais.

Nas regiões de Clima Tropical são comuns duas estações bem definidas, sendo uma com altos índices pluviométricos (chuvas) no verão, e uma outra estação bastante seca no inverno. Essa condição também varia de acordo com a localização, sendo que quanto mais distante for a área intertropical em relação ao Equador, mais prolongada será a estação seca, podendo ficar por mais de oito meses sem registro expressivo de chuvas. De modo geral, a pluviosidade das regiões de Clima Tropical varia entre 1000 e 2000 mm por ano, excetuando-se áreas nas quais o relevo seja montanhoso.

Em alguns pontos específicos, como alguns países localizados no Sul e Sudeste do continente asiático, bem como certas áreas da América, da África e da Oceania, são registrados ventos de monções. Nestes locais, o clima é chamado de Clima de Monções, que é um tipo específico de Clima Tropical. Os ventos das monções ocorrem sazonalmente, e podem ser monções continentais, quando os ventos sopram do interior do continente para a costa, ou ainda monções marítimas, quando os ventos sopram da costa para o interior do continente.

O Clima Tropical no Brasil

No Brasil existem dois tipos de Climas Tropicais específicos, os quais são:

Clima tropical alternadamente úmido e seco

Esse tipo de clima é marcado por verões dominados pela Massa Equatorial Continental, a qual provoca chuvas com frequência, ou seja, altos índices pluviométricos. Já no inverno, registra-se um recuo dessa massa de ar, dando a possibilidade de entrada de uma Massa Tropical Atlântica, a qual já perdeu boa parte de sua intensidade ao longo de sua trajetória, trazendo uma leve redução das temperaturas.

Há, portanto, uma baixa amplitude térmica, ou seja, as temperaturas não apresentam grandes variações ao decorrer do ano. Pode ser registrada também a entrada de frentes polares, quando as temperaturas apresentam redução, e as chuvas mais escassas. Esse tipo climático ocorre em Minas Gerais, Goiás, uma parte do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, uma parte do Mato Grosso, alguns trechos do Estado da Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará. Este é o tipo de Clima Tropical típico, com duas estações bem definidas, um verão chuvoso e um inverno seco.

Clima tropical tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas de ar, ou Clima Semiárido

Este tipo de clima predomina na região conhecida como Sertão do Nordeste. Apesar de ser um Clima Tropical, ele apresenta temperaturas mais elevadas, com características de aridez (muito seco). As médias anuais de pluviosidade não ultrapassam os 1000 mm, ficando bem abaixo das médias registradas nas demais regiões do Brasil.

As chuvas ocorrem em um período bastante curto do ano, geralmente abrangendo apenas três meses ao todo. Podem ocorrer anos em que não sejam registrados eventos de chuvas. Essa região do Nordeste é ponto de encontro de quatro sistemas atmosféricos, cujas massas de ar são: Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Equatorial Atlântica e Massa Polar Atlântica.

Essas massas de ar são as responsáveis pelas condições climáticas da região, sendo que, por exemplo, a influência da Massa Equatorial Continental é uma das responsáveis pela ocorrência de chuvas no verão, enquanto a Massa Tropical Atlântica e a Massa Equatorial Atlântica são as responsáveis pela penetração das frentes frias nos invernos, as quais já chegam com pouca umidade, por conta de já terem perdido umidade na região litorânea (Chapada Diamantina e Chapada da Borborema).

Clima tropical - Clima Tropical no Brasil

Imagem: Reprodução/IBGE

Tipo de vegetação que se desenvolve no Clima Tropical

O Clima Tropical ocorre em algumas partes do mundo, e por isso há também uma diversidade de tipos de vegetação que se desenvolvem neste. Os dois tipos de vegetação de maior destaque das regiões com Clima Tropical são as Savanas e as Florestas Tropicais.

Savanas

São formações vegetais herbáceas e arbóreas, são normalmente existentes em regiões de Clima Tropical Semiúmido, ocorrendo com frequência em áreas de transição entre as Florestas Tropicais e os Desertos, ou ainda em Climas Semiáridos, como na África e na América do Sul. As savanas africanas são as mais conhecidas, mas no Brasil também existe um tipo de Savana, conhecida no país com o nome de Cerrado.

Florestas Tropicais

São as formações vegetais mais características de áreas com Clima Tropical, onde existem duas estações bem definidas, e nas quais há uma predominância de clima quente e úmido. Por conta da alta incidência de luz solar, bem como das chuvas em abundância, as Florestas Tropicais são de grande exuberância, com uma variedade enorme de plantas e animais. Esse tipo de floresta ocorre em áreas como América do Sul (Amazônia e Mata Atlântica), no Golfo da Guiné e na Bacia do Congo (na região da África Central) e ainda, no Sudeste do continente asiático, mais precisamente na Indonésia, na Malásia, na Birmânia, dentre outros. As Florestas Tropicais são as que apresentam maior biodiversidade do mundo.

Clima tropical - Vegetação

Foto: depositphotos

*Luana Caroline Kunast é mestre em Geografia.

Referências

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.