Geografia

Colônias de povoamento

As colônias são territórios ocupados e administrados por um agrupamento de sujeitos que detém formas de poder, geralmente militar, ou que são representantes do governo de um dado país a que este território não pertencia anteriormente, mas que será colonizado, ou organizado, por este país mais poderoso. Isso aconteceu no caso brasileiro, quando os portugueses transformaram o Brasil em uma colônia sob seus domínios.

A colonização

A colonização é um processo no qual um território com alto poderio, seja ele econômico, militar ou político estabelece novos territórios para seus domínios em áreas que podem ser distantes geograficamente de seus domínios atuais. As colonizações quase sempre ocorrem com disputas e, até mesmo conflitos violentos.

Isso ocorre porque os moradores das novas colônias podem ser desapossados de suas terras, inclusive perdendo seus bens e direitos políticos que até aquele momento haviam conquistado. Um grande exemplo disso são os índios que habitavam o continente americano, os quais foram forçados a deixar os territórios que habitavam no contexto da colonização, os quais foram, inclusive, explorados como mão de obra.

A colonização é um processo no qual um território com alto poderio estabelece novos territórios

Existem vários tipos de colônias, algumas mais voltadas para a questão exploratória (Foto: depositphotos)

A dominação das populações no contexto das colonizações também ocorreu com base na “dominação” cultural, quando aspectos da cultura europeia foram introduzidos nos hábitos culturais dos indígenas, por exemplo.

Veja também: Colonialismo português [5]

Tipos de colônias

Existem vários tipos de colônias, algumas das quais mais voltadas para a questão exploratória, outras para ocupação propriamente dita. Segundo o historiador Arnold Herrmann Ludwing Heeren (1760-1842) podem ser pensados em alguns modelos de colônias, sendo elas:

Veja também: Crise do sistema colonial [6]

Colônia de povoamento

Segundo o economista Pierre Paul Leroy-Beaulieu, alguns requisitos prévios são necessários para a implantação de uma Colônia de povoamento, sendo eles:

Características importantes para a colonização

As Colônias de povoamento foram estratégias comuns nas colônias da Inglaterra e da França, bem como na América do Norte e na Austrália. A ideia principal das colonizações era a fixação das populações advindas da Europa em terras das colônias, os quais buscavam se inserir naquele ambiente para prosperar através de atividades econômicas, usufruindo dos recursos naturais daquele ambiente.

Diferentemente da Colônia da exploração, os recursos naturais não são destinados ao país colonizador, mas são utilizados pelos europeus para sua própria ascensão econômica. A ideia é constituir um modo de vida muito similar com aquele que os colonizadores já tinham em seu local de origem, por isso as condições climáticas são elementos levados em consideração.

A produção, basicamente, se estabelece em pequenas propriedades, desenvolvendo atividades de policultura, ou seja, não há produção em larga escala de um único grão para exportação, como ocorre com a soja, mas são produzidos quase todos os subsídios alimentares necessários para a sobrevivência dos colonizadores.

Veja tambémSaiba como foi o pós-colonialismo [7]

O modo de trabalho utilizado nas colônias é o emprego de força de trabalho familiar, podendo ser assalariado em momentos em que seja julgue necessário (colheita, plantação, etc.). Esse modelo se parece muito com aquele que ainda existe no Sul do Brasil, onde os “colonos” produzem em pequena escala os alimentos dos quais necessitam, e compram nos mercados apenas aquilo que não conseguem produzir. Esse modelo produtivo se torna cada vez mais raro diante da expansão dos latifúndios no país.

 

Referências

» MONASTERIO, Leonardo; EHRL, Philipp. Colônias de povoamento versus colônias de exploração: de Heeren a Acemoglu. IPEA. Brasília, 2015. Disponível em: < http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5320/1/td_2119.pdf [8]>. Acesso em 17 ago. 2017.