Tecnologia

Como escolher a melhor hospedagem para o seu site?

Está na dúvida de como escolher a melhor hospedagem para seu site? O Estudo Prático vai te ajudar. Ouvimos o especialista em hospedagem de site na internet, Janio Sarmento da Porto Fácil. Ele esclarece questões fundamentais para você trilhar o caminho certo.

E a primeira coisa que você precisa entender é: esse é um passo muito importante para o sucesso da sua iniciativa on-line. É claro que o conteúdo relevante, domínio correto e produtos de qualidade são cruciais, porém nada como uma boa hospedagem para garantir o ótimo funcionamento de todo o projeto. Por isso, fique atento às dicas exclusivas que o EP traz para você!

O que é melhor: hospedagem gratuita ou paga?

No mercado, existem esses dois segmentos de hospedagens. Obviamente, a gratuita é muito mais econômica. No entanto, o benefício acaba por aí, pois existem inúmeras outras desvantagens.

Para escolher a melhor hospedagem para o seu site fuja das opções muito baratas

Durante sua escolha, vale a pena pesquisar nos fóruns de opinião sobre as empresas (Foto: depositphotos)

Sarmento lembra que em uma hospedagem gratuita “não há garantias de que os sites estarão on-line o tempo todo, nem de que se fazem cópias de segurança, não se sabe da segurança do servidor, nada”.

Outra dificuldade que o especialista chama atenção é para o fato de não contar com uma equipe por trás da hospedagem e caso seu site apresente problemas com isso, não há para quem recorrer.

Por isso, uma hospedagem paga é a melhor indicação para o seu site. Atualmente, já existem tipos de serviço que são bastante acessíveis. A exemplo da hospedagem compartilhada, cujos clientes dividem um servidor, reduzindo assim os custos das operações.

Outra forma de economizar é recorrer a uma hospedagem VPS, Servidor Virtual Privado [1]. Ele é um meio termo entre uma hospedagem dedicada (mais cara) e uma compartilhada (mais barata). Nela, é mais seguro contar com recursos distribuídos para todos.

Veja também: Como hospedar um site na internet? [2]

Em resumo, diz Sarmento: “não recomendamos hospedagens gratuitas de maneira alguma, pois quando um produto é entregue sem a cobrança do preço justo, o produto é você. Hospedagens gratuitas normalmente são proprietárias do conteúdo gerado nos sites, bem como podem inserir anúncios e links nas páginas (visando obter algum lucro direto) que podem prejudicar a reputação e/ou o desempenho do site junto ao Google”.

Como escolher a hospedagem ideal para meu site?

Você deve ter em mente que hospedar o seu site em uma empresa séria fará toda a diferença. Uma dica infalível é fazer da própria internet a sua aliada. Mas, como? Simples: verifique se não existem reclamações públicas sobre ela.

A internet proporciona diversos ganhos para os clientes, pois eles podem encontrar informações relevantes sobre a qualidade dos serviços de diversas empresas. Desta forma, não tenha medo de procurar em sites especializados, qual é a avaliação pública dos serviços que você está prestes a contratar.

É preciso ser cuidadoso nesse momento. “Uma coisa que conta de maneira negativa nesse mercado é que normalmente as empresas de hospedagem pagam comissão por indicações (o que é bom) e muitas pessoas fazem propaganda e indicam serviços que sequer conhecem, ou mesmo ignoram a baixa qualidade”, alerta Janio da Porto Fácil.

Veja também: O que são cookies, para que servem e como desabilitá-los [3]

O que é importante observar antes de contratar uma hospedagem?

Alguns fatores são fundamentais para ter sucesso na contratação de uma hospedagem para o seu site. Veja:

Suporte

Uma empresa de hospedagem de site tem que oferecer suporte aos seus clientes. Entretanto, suporte não é meramente disponibilizar canais de atendimento, mas sim concentrar um pessoal que tenha conhecimento da área e saiba resolver os problemas que, por ventura, venham a aparecer.

“A triste realidade do mercado implica empresas cujos atendentes são meros repassadores de problemas e seguidores de roteiros prontos; são incapazes de compreender o problema do cliente e de oferecer uma solução adequada”, lembra Sarmento.

Logo, um suporte técnico tem que ter domínio sobre o serviço prestado e não só pessoas com informações engessadas para dar soluções multifacetadas que precisam de análises mais personalizadas.

Tráfego de dados

Na hora de escolher a melhor hospedagem para o seu site, o tráfego de dados também é pertinente. Para isso, é preciso estimar a quantidade de tráfego que será suficiente para que o seu site funcione bem.

“Assim, é bom evitar hospedagens que limitem o tráfego (ou a “banda”), sendo que, novamente, uma comunicação clara desde o princípio entre cliente e prestador de serviços vai evitar qualquer mal-entendido”.

Essa missão de calcular o tráfego é bem complicada, até mesmo para especialistas. Portanto, ela deve ser levada em consideração durante a escolha da empresa que hospedará o seu site.

Veja também: Como fazer texto para blog [4]

Serviço em nuvem

Recorrer a uma hospedagem que ofereça o serviço em nuvem ou cloud é também uma grande tendência. Isso acontece para reforçar a busca por segurança e também para facilitar o armazenamento de dados.

Contudo, a hospedagem que usa a nuvem tende a encarecer um pouco o orçamento dos planos, o que para alguns tipos de negócios pode ser um limitador. Não obstante, é interessante não descartar essa hipótese e solicitar cotações para ver o que cabe no seu bolso.

É possível economizar no serviço?

Para escolher a melhor hospedagem para o seu site leve em consideração o suporte oferecido

Existem planos de hospedagem que podem se adaptar ao seu orçamento (Foto: depositphotos)

É sempre possível economizar, todavia, esse não deve ser o seu foco principal. Até porque, todo serviço tem um custo. Desta forma, “hospedagens absurdamente baratas já deveriam ser desconsideradas. Afinal, uma empresa precisa de faturamento para sustentar-se, e se o faturamento por cliente individual for muito baixo a empresa vai precisar ter milhares de clientes para poder sustentar-se e cobrir suas despesas”, prevê o especialista.

Para esse fim, a melhor iniciativa é conversar com a empresa de hospedagem e buscar soluções econômicas, sem prejudicar os serviços. “Uma atitude honesta da empresa de hospedagem é oferecer o serviço mais em conta para a necessidade do cliente, contanto que não seja um serviço insuficiente. A empresa deverá ser capaz de explicar por que está sugerindo um serviço e não qualquer um dos outros”.

Além disso, há a possibilidade de depois fazer um upgrade com a atualização do plano de hospedagem, caso a você perceba que o seu site precisa de mais espaço para crescer.

Veja também: O que é 5G? [5]

Escolher a melhor hospedagem para o seu site leva tempo e por isso evite tomar decisões precipitadas. Faça orçamento, pesquisa do mercado e tenha certeza que está garantindo o melhor para o seu site, afinal ele é a sua janela para o restante do mundo.