Antes de começar a redigir o email é importante que você saiba que as primeiras palavras vão estabelecer o tom da comunicação entre os interlocutores, nesse sentido, existem formas impessoais, formais, descontraídas e informais. Também é relevante que se leve em consideração a idade, cargo e ocasião que a mensagem está sendo passada.
Para definir normas básicas de tratamento, você deve levar em consideração a pessoa que irá receber o email. Na maioria das vezes, pronomes de tratamento como Excelentíssimo (Exmo) e Caro são usados quando a intenção é se referir a pessoas de mais idade e que ocupem posição de destaque dentro da empresa ou na sociedade como um todo.
Logo após o tratamento, é importante que você se dirija ao destinatário pelo nome e sobrenome. Isso acaba dando mais pessoalidade ao email. Quando o envio de mensagem ocorrer de forma massiva, procure encontrar uma forma de tratamento que soe bem para as diversas pessoas que receberão. Em um grupo de associados, por exemplo, é melhor falar “Caro associado” do que “Exmo Sr.”
Na hora de escrever uma mensagem, preste muita atenção na definição de gênero. Incluir “senhor” ou “senhora” pode ser uma opção. Na maioria das vezes é muito comum os emails que trazem o tratamento da seguinte forma “Exmo (a)” ou “Sr (a)”. Dependendo do destinatário, isso não é uma forma muito aceita. Dependendo até, o email pode ser desconsiderado.
O mais certo é fazer uso de informações demográficas para evitar possíveis constrangimentos, tanto para o remetente, quanto para o destinatário.
Também é muito comum saudações do tipo “Bom dia/Boa tarde/Boa noite”. Trata-se de uma forma educada de abordar uma pessoa, seja pessoalmente ou por meio de emails. Mas, antes de usá-los, é importante que você não cometa erros em relação ao período, já que isso pode soar como descaso ou falta de atenção.
Este tipo de abertura será mais apropriada para contatos diretos e individuais, sobretudo se tiver a certeza que o seu destinatário lerá o email dentro de pouco tempo. Esse tipo de saudação não é indicado para emails massificados, já que nem todas as pessoas costumam verificar a caixa de entrada do email regularmente.
Para que a mensagem não fique destoando do início é importante que você tente seguir a mesma língua durante toda a mensagem. Isso acaba gerando mais envolvimento do destinatário e atenção ao que está sendo passado. Procure evitar possíveis erros de português, principalmente se o destinatário ocupar cargos de relevância. Caso o erro esteja no começo, o destinatário pode até desconsiderar toda a mensagem.