,

Como fazer para não atrapalhar os estudos com as mídias sociais

Se você quer se concentrar, focar mesmo nos estudos, está na hora de seguir algumas orientações. Fique atento (a) e mãos à obra

Embora tenha ficado mais fácil ter acesso a conteúdo de qualidade para reforçar os estudos, a internet também se tornou uma forte fonte de distração. Ao mesmo tempo que ela oferece vídeo aulas, áudios, filmes, simulados, também oferta redes sociais e entretenimento capazes de desconcentrar o mais exímio estudante.

Por isso, se você quer se concentrar, está na hora de seguir algumas orientações. Fique atento (a) e mãos à obra.

Como fazer para não atrapalhar os estudos com as mídias sociais

Foto: depositphotos

1. Esquecer o celular

Na hora de estudar, esqueça o seu aparelho celular. Para isso, coloque-o no silencioso ou no modo avião. Desta forma, você vai sair das redes sociais e se concentrar somente nos livros e anotações. Caso você precise de conteúdo virtual, providencie um tablet ou computador que não possuam aplicativos de redes sociais, somente conexão com a internet.

2. Avisar aos amigos e familiares

Uma forma simples de se concentrar na hora de estudar é pedir que as pessoas da sua convivência respeitem o seu horário de dedicação. Desta forma, você vai conseguir mergulhar nos conteúdos.

3. Silenciar os grupos de WhatsApp

Se você participa de grupos muito ativos em aplicativos como o WhatsApp existe um recurso pelo qual você pode silencia-lo. Nessa opção, você pode escolher o tempo de silencia que deseja submetê-lo. As opções variam de uma hora até um ano.

4. Organizar o seu horário de estudos

Se você se organizar em relação ao seu tempo, não vai precisar ficar muito tempo longe das redes sociais, nem tampouco prejudicar os estudos. Se você mantiver os compromissos em dia, vai saber reservar um tempo para cada coisa que é verdadeiramente importante. Que tal estipular uma meta para avançar nos estudos? Assim que você cumpri-la, é hora de descansar e acessar as suas redes sociais.

5. Controlar o número de redes sociais

Se você não trabalha com comunicação ou com a área de redes sociais, deve pensar seriamente em excluir algumas do seu dia a dia, principalmente se você tem uma prova importante, concurso ou curso em andamento. Nos dias de hoje, manter uma ampla rede de contatos na internet podem até tirar o seu foco da vida real. Facebook, Instagram, Twitter já podem ocupar boa parte do seu tempo. Portanto, resuma a sua participação nas redes sob pena de você viver preso (a) um mundo virtual e esquecer da vida real. Experimente focar nas suas conquistas acadêmicas e, somente depois, partir para a vida social na internet.